Da Agência Fenae

Os sindicatos e as federações de bancários realizam em 19 de agosto, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Luta, seguindo assim orientação da Executiva Nacional dos Bancários.
A atividade faz parte do calendário da Campanha Salarial Unificada de 2004 e deve concentrar-se nas capitais. “Vamos aquecer as turbinas para o encontro nacional dos bancários, em 25 de agosto, e forçar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a mudar a proposta de 6% de reajuste salarial” – afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas.
Em 18 de agosto, durante a jornada continental de luta, bancários da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai realizaram manifestações, atos e paralisações em diversas agências bancárias de seus países, de modo a protestar contra a onda de demissões no sistema financeiro da América Latina.
No Dia Nacional de Luta, a meta é alavancar a mobilização em torno das seguintes reivindicações: aumento real de salário, melhoria na participação nos lucros e resultados (PLR), valorização dos pisos salariais e novas conquistas agregadas à Convenção Coletiva Nacional da categoria bancária.

• Dia do Bancário

Manifestações alusivas ao Dia do Bancário, comemorado em 28 de agosto, serão realizadas nos dias 27 e 28.
Está agendada para 30 de agosto, na capital, a plenária ampliada da Executiva Nacional dos Bancários, quando serão definidos os próximos passos da Campanha Salarial Unificada, inclusive a possibilidade de deflagração da greve da categoria bancária, caso não avancem as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Compartilhe: