A Funcef anunciou no início deste mês uma redução nas taxas de juros para as operações com participantes, o CredPlan. Os participantes, que aguardavam essa medida desde o início da pandemia, ficaram frustrados com o anúncio pois a redução no CredPlan fixo foi de apenas 2,12 p.p, passando de 11,24% para 9,12%. No CredPlan 13º, a taxa será reduzida de 10,67% para 8,10% ao ano, representando queda de 2,57 p.p. 

A diminuição é bem-vinda, mas insuficiente. O CredPlan Variável não sofreu alteração e modalidade permite valor mais elevado na contratação e amortização em prazo mais elástico, de até 120 meses, com juros a 6,94% ao ano e correção mensal pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Resultados recentes (veja gráfico abaixo) revelam que taxas muito elevadas transformaram empréstimos em grande negócio. Os empréstimos são de baixíssimo risco. Para a concessão, há exigência de margem consignável, o limite de crédito se referencia na reserva do participante e as parcelas são descontadas em folha de pagamentos da Caixa ou de benefícios Funcef. São dezenas de milhares de participantes que contratam esses empréstimos.

card-fenae-taxa-de-juros-24.07.png

Compartilhe: