Uma noite marcada por grandes apresentações que empolgaram o público. Assim foi a finalíssima do Talentos Fenae/Apcef 2019, realizada na noite deste sábado (7), em Florianópolis (SC). Dos 12 finalistas, selecionados nas classificatórias realizadas nos últimos três dias, seis estão levando para casa o troféu do evento e pontos do Mundo Caixa para trocar por prêmios. O cantor Nando Reis fechou com chave de ouro a grande final do concurso que reúne quatro categorias (Artes Visuais, Literatura, Foto e Filme e Música).

Primeiro colocado na modalidade composição na edição de 2018, Murilo Timo, representante da Apcef/DF, este ano ficou com o primeiro lugar em Intepretação com a canção de Vicente Celestino Mia Gioconda. O segundo lugar ficou com o concorrente da Apcef/PE, Rodolfo Santiago, e o terceiro lugar a representante da associação anfitriã, Laura Gabriela Lenzi (SC).

Na modalidade Composição, Paulo Roberto Pereira de Araujo (Apcef/CE), que foi o vencedor do Talentos Fenae/ Apcef 2017, levou novamente o troféu de campeão, com a música Valsinha, interpretada por Raquel Gomes. O segundo lugar foi para Carlos César Costa (GO), e Luciano Sapucaia (Apcef/BA) ficou em terceiro lugar.

A quarta edição do Talentos Fenae/Apcef foi apresentada por Ana Paula Grande e pela atriz e apresentadora Maria Paula. Ao abrir a última noite do evento, o diretor sociocultural da Fenae, Moacir Carneiro, fez agradecimento especial à diretoria da Fenae e aos presidentes das Apcefs por tornar um sucesso essa edição do Talentos “Agradecemos também aos mais de 1.300 participantes que inscreveram suas obras e prestigiaram nosso evento. Tivemos neste ano trabalhos de excelente qualidade”, acrescentou.

O presidente da Apcef/SC, Marco Zanardi, disse que foi com grande satisfação que a entidade sediou pela primeira vez a final do Talentos Fenae/Apcef e destacou a importância da arte e da cultura. “A arte é capaz de promover mudanças e ser um importante instrumento de transformação social”.

O vice-presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lembrou que a cultura está sendo atacada no Brasil. “Não podemos permitir que isso continue acontecendo. Se fere a nossa existência, seremos a resistência. Continuaremos lutando pela cultura do nosso país e por um Brasil mais justo”, enfatizou.

Diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, também agradeceu a receptividade da associação anfitriã. “É muito bom ver esse clima de confraternização que marcou esses quatro dias de evento”.

Premiação

Durante quatro dias, os participantes do Talentos Fenae/Apcef 2019 deram show de criatividade na música, literatura, fotografia, filme, desenho infantil e desenho e pintura.

Enquanto os concorrentes da categoria Música se apresentavam nas três noites de classificatórias para grande final, o público que prestigiou o evento pode ver de perto cada detalhe das obras das demais categorias. No Espaço Viva Fenae/Apcef foi montada uma exposição com os finalistas de Artes Visuais, Literatura e Fotos e Filmes. O anúncio e premiação dos três primeiros colocados dessas modalidades aconteceu durante a apresentação dos finalistas de composição e interpretação.

“É um concurso fantástico, que desperta ainda mais a nossa paixão pela fotografia. Estar aqui expondo para os nossos colegas é uma oportunidade maravilhosa”, destacou Jaqueline Nascimento, representante da Apcef/PB, que venceu o concurso de fotografia.

Na categoria Artes Visuais, os vencedores foram:  Desenho Infantil- 1º Rian Minamizawa (APCEF/SC); 2º Clarissa Ferreira (APCEF/RS) e 3º Lucas da Paz (APCEF/AM). A premiação de Desenho e Pintura ficou assim: 1º Alex Costa (APCEF/AL); 2º Itagiba Alves (APCEF/MG) e 3º Emerson Albuquerque (APCEF/DF).

Na modalidade Contos e Crônicas, os vencedores foram: 1º Paulo Roberto Araújo (APCEF/CE), 2º Eduardo de Souza (APCEF/AP) e 3º Diego Vital (APCEF/SC). Em poesia: 1º Orlando Coelho Filho (APCEF/MG), 2º Fernando Costa Filho (APCEF/RN) e 3º Leocádia Castro (APCEF/RR).  

Emocionado, Orlando dedicou o troféu à esposa e aos filhos. A poesia dele chama atenção para tragédia de Brumadinho. “É um grito de alerta para que a vida esteja acima de qualquer lucro”, definiu.

Foram premiados na modalidade foto: 1º Jaqueline Nascimento (APCEF/PB), 2º Rafael Ângelo Almeida (APCEF/BA) e 3º Alexander da Silva (APCEF/SP). Os vencedores em Filme foram em 1º José Nery (APCEF/SE), 2º Josimilson Sales (APCEF/RR) e 3º Fernanda de Jesus (APCEF/BA).

 

Compartilhe: