Ter acesso ao melhor conteúdo de liderança em ambientes inovadores, indo direto ao ponto com os princípios e as tendências que vão transformar a bancária e o bancário da Caixa Econômica Federal na líder ou no líder da inovação no banco público. Minicurso com este objetivo fica disponível na Rede do Conhecimento, plataforma de educação a distância da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). 

Esse novo minicurso visa incentivar a formação e o crescimento das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco e de seus dependentes, com a condição de que sejam associadas ou associados às Apcefs. Busca-se, assim, propor uma nova maneira de trabalho, para tornar os processos mais eficientes e ágeis, focados no potencial pessoal e profissional da bancária e do bancário, assim como na experiência dos clientes. 

Habilitado na área de Desenvolvimento Pessoal, o minicurso de “Liderança em ambientes inovadores” aponta que as transformações descritas pela definição do mundo VUCA (volátil / incerto / complexo / ambíguo) trouxeram, no sentido estritamente global, muitos desafios aos líderes das organizações. Isso culminou no surgimento das tecnologias emergentes, a exemplo da Internet das Coisas (IoT), Blockchain, robótica e Inteligência Artificial (IA), permitindo ainda a geração de novos modelos de gestão. 

Com esse minicurso em evidência na Rede do Conhecimento, líderes e profissionais inovadores em todas as áreas e níveis de uma corporação vão aprender as estratégicas e táticas para levarem sua empresa para o próximo patamar, descobrindo como sobreviver e prosperar em um ambiente com mudanças tão bruscas e rápidas. Em um treinamento direto como o proposto, o conteúdo de alta qualidade, cases e aplicações reais têm a ver com gestão ágil, inovação disruptiva, abordagem customer-centric, cultura de experimentos, design organizacional, intraempreendedorismo, novos negócios e teses de inovação. 

É fato também que, do ponto de vista do aluno, exercer a liderança com foco na inovação é importante para a contribuição no alcance dos objetivos da organização. Face à complexidade que o cenário requer, dúvidas sobre como fazer esse processo da maneira mais assertiva possível pipocam a cada situação vivenciada. Para saná-las, o minicurso de “Liderança em ambientes inovadores” será de grande ajuda aos associados às Apcefs.

Nos minicursos da Rede do Conhecimento, convém frisar, tanto clientes internos quanto externos são levados em consideração, naquilo que pode ser chamado de economia de stakeholdels. Para atender a essas diferentes demandas de forma mais clara e objetiva, os líderes do futuro devem ser capazes de entender esta nova perspectiva. 

Cabe às lideranças serem capazes de gerenciar negócios com práticas ESG – Ambiental, Social e Governança. Tais práticas andam em concordância, por exemplo, com os objetivos traçados pela Agenda 2030, mirando um desenvolvimento sustentável. Para descobrir mais e mais conteúdo de liderança em ambientes inovadores, confira o link https://rededoconhecimento.fenae.org.br/Curso/Index/258-lidferaca-em-ambientes-inovadores

Rede do Conhecimento: NFTs são exemplos de minicursos 

Se o compromisso do associado à Apcef for o da liderança com a inovação, o tema NFT, uma abreviação do “Non-Fundible Token” na língua inglesa, desperta curiosidade ou interesse a cada dia. O conceito refere-se a um mecanismo de transferência de asset digital único, singular e exclusivo, que usa o protocolo Blockchain para identificar e certificar, podendo ser algo como um pedaço de uma obra de arte ou até uma figurinha digital de um jogador de futebol. São peças digitais raras, escassas, que não podem ser falsificadas, mas que são facilmente transferíveis. 

Na Rede do Conhecimento, o minicurso sobre NFTs mostra que algumas peças digitais de artistas consagrados são criadas desde a sua concepção e, em seguida, negociadas a valores altos. Assim, cria-se uma forma de investimento inovadora, como uma maneira de alcançar identidade para objetos virtuais. Ou melhor: as NFTs são identificadas a partir de um código, na condição de uma identidade de token única. Por se tratar de um token não fungível, uma NFT não pode ser mutualmente intercambiada. 

Para responder curiosidades a respeito de as NFTs serem perceptivas para o futuro, ou em que ambientes elas têm sido utilizadas ou sobre a relação delas com o metaverso, acesse o link https://rededoconhecimento.fenae.org.br/Curso/Index/260.nfts

Informações adicionais

Na Rede do Conhecimento, o minicurso sobre NFTs integra a área de Empreendedorismo e Inovação. Ao acessar o endereço www.fenae.org.br/rededoconhecimento, o associado às Apcefs depara-se com um grande portfólio de conteúdos, que vão desde cursos para a carreira até os com temática sobre artes, gastronomia, design e bem-estar. O que falta, então, para o empregado da Caixa usufruir desses e de outros conteúdos disponíveis? 
 

Compartilhe: