Cento e quatro cursos de Educação à Distância estão disponíveis na plataforma de educação da Fenae e das Apcefs para estimular o aprendizado e o desenvolvimento profissional e pessoal dos empregados da Caixa, da ativa e aposentados. A Rede do Conhecimento reúne cerca de 40 mil participantes, desde os associados às Apcefs e seus dependentes que usufruem de todos os módulos dos cursos, além daquele com acesso somente à primeira aula. Os cursos da Rede do Conhecimento são gratuitos e são distribuídos em 15 modalidades.

A plataforma está com 85 mil matrículas efetivadas. Cada aluno associado às 27 Apcefs pode fazer mais de um curso por vez, além de usufruírem de outras vantagens quando acessam a plataforma, a exemplo das pílulas do conhecimento, mediadas por profissionais influentes no mercado e ainda infográficos. As interações acumuladas na plataforma também oferecem possibilidades para os associados participarem do encontro do conhecimento – Inspira Fenae – evento realizado anualmente.  

O diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Marcos Aurélio Saraiva Holanda, lembra que a Rede do Conhecimento é uma importante ação que integra diversos formatos de mídia de comunicação e de informação, voltadas para os associados. “Sempre pensamos em ampliar o conhecimento dos empregados da Caixa e a integrá-los da melhor maneira. E a Rede faz isso muito bem com as ferramentas que colocamos à disposição na plataforma”, ressalta.

O que é a plataforma: Um canal para o empregado Caixa aprender coisas novas e desenvolver habilidades profissionais e gostos pessoais.

Como funciona: Na página inicial (http://www.fenae.org.br/rededoconhecimento), o internauta encontra uma chamada para os cursos que estão em destaque na plataforma dentro de grandes áreas, como: empreendedorismo e inovação; artes; moda; gastronomia; design; marketing e comunicação, bem como os de conteúdo bancário para quem deseja obter a certificação expedida pela Febraban, destinada aos profissionais que atuam na área de ouvidoria das instituições financeiras.

Foco – Ainda sem fazer o login, o internauta também visualiza vídeos de ações da Fenae e as novidades, onde estão os cursos recém disponíveis na plataforma. Na lista de novidades, estão os cursos de violão, FBB200, Orquídea, Fundamentos de Marketing e Oratória. Lá aparecem o foco, o nível e as conquistas obtidas pelo usuário a partir dos cursos acessados na rede.

Chat e infográficos: Ao inserir o CPF e o login, o participante visualiza os cursos em destaques na primeira página, além de poder acessar o menu que leva a todos os cursos nas diferentes áreas. O convite para acessar o conhecimento aparece logo por meio das Pílulas do Conhecimento que são minicursos com variadas temáticas e duração média de 5 minutos. As sugestões de cursos conforme o perfil de utilização do cursista também foi pensado, além da possibilidade de interação no chat com os colegas associados.

Inspira Fenae – Por meio das interações realizadas na Rede do Conhecimento, os participantes da Rede são sorteados para participar do maior evento de troca de experiências e de conhecimento dos empregados da Caixa, promovido pela Fenae/Apcefs. No Inspira Fenae são realizadas palestras e mesas-redondas, ministradas por pensadores de referência nacional em formação de lideranças. Quanto mais interação na plataforma mais chances você terá de participar. Três edições já foram realizadas: 1ª edição (Brasília), 2ª (Rio de Janeiro) e 3ª (Belo Horizonte). 

Linha do tempo – O usuário pode acompanhar comentários dos colegas sobre os cursos acessados. Agregados aos cursos, os respectivos materiais de facilitação de aprendizagem, como aulas em vídeo, slides, infográficos e apostilas contendo resumos de principais tópicos e legislação para aqueles cursos que preparam para exames bancários. 

Quem pode acessar: associados às Apcefs e seus dependentes (usufruem de todos os módulos dos cursos), empregados Caixa ativos e inativos (dispõem de acesso parcial aos módulos de cursos).

Dica de acesso – Para liberar o acesso dos dependentes, deve-se entrar na plataforma de associação online, ir em “atualize seu cadastro” e preencher os dados pessoais do(s) dependente(s). Em seguida, o cadastrado receberá um e-mail para criar uma senha. Liberado o acesso, é só fazer login para começar os cursos que desejar. Já as Apcefs, na área restrita, poderão consultar o andamento do cadastro dos dependentes de seus associados. A aceitação dos dependentes incluídos varia de acordo com o que for permitido pelo Estatuto de cada uma das Apcefs.

Cursos mais acessados

Os cursos com o maior número de matrículas são: CPA 20, Inglês Básico, CPA 10, MasterMind, Mercado Financeiro para Iniciantes, Cozinha Básica, Planejamento Financeiro Pessoal, Inovação para Todos, Harmonização e Degustação de Vinho e Fotografia para Iphone. A Rede do Conhecimento foi lançada pela Fenae e as Apcefs no dia 25 de outubro de 2016, desde então a plataforma de cursos passou a ocupar um importante papel no desenvolvimento pessoal e na qualificação profissional dos empregados da Caixa.

 

 

Acesse as redes da Fenae

www.fenae.org.br

www.facebook.com/FenaeFederacao

https://www.youtube.com/user/FenaeFederacao

https://twitter.com/sigafenae

https://www.instagram.com/fenaefederacao/

Se não for associado, associe-se aqui

 

 
 
Compartilhe: