A Rede do Conhecimento, plataforma de EAD da Fenae e das Apcefs, tem programado para o mês de dezembro dois aulões de revisão sobre conteúdos de certificações bancárias. O primeiro será realizado em 6 de dezembro e tratará de informações sobre CPA 10 e CPA 20. O segundo, previsto para o dia 13 do próximo mês, abordará as questões relativas ao CEA.

Os encontros acontecem pelo site www.fenae.org.br/tiraduvidas, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e servem de ótimas oportunidades de atualização profissional para os empregados da Caixa Econômica Federal associados e seus dependentes.

O serviço, oferecido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), é mais uma vantagem para quem for associado a uma das 27 Apcefs do país. O objetivo da Fenae e das Apcefs é assegurar a qualificação dos empregados do banco público em relação ao atendimento à população. É assim porque as provas de certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) foram criadas para atestar o conhecimento dos bancários sobre as regras e a legislação dos investimentos, representando ainda uma exigência do Banco Central para os profissionais que operam no sistema financeiro.

Na Rede do Conhecimento, o tira-dúvidas está organizado por temas. Isso permite aos alunos terem uma melhor compreensão do conteúdo.

Os tira-dúvidas foram iniciados em 5 de junho deste ano e são ministrados pelo professor Pio Mielo e sua equipe. O professor, nesse caso, é matemático, especialista em finanças, políticas de investimento e educação financeira, pós-graduado em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.

Conteúdo de certificação bancária

A CPA 10 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Já a CPA 20 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimento ou na manutenção da carteira de investimentos de clientes com atendimentos nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

No caso da CEA, outro exame de certificação da Anbima, o foco é na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência bancária já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do cotidiano de uma unidade do banco. Um profissional certificado adquire o conhecimento necessário para atender aos clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro.  

Lembrete importante  

Se o empregado da Caixa associado perder algum dos aulões de revisão do tira-dúvidas, existe ainda a chance do conteúdo ser conferido pelo que ficou gravado na Rede do Conhecimento. Basta acessar o menu “Ao vivo”, clicar em Aulas ao vivo e depois em Tira-dúvidas. 
 

Compartilhe: