A 5ª edição do Inspira Fenae chega ao fim em tom de confraternização e reforçando o desejo do público presente por um mundo melhor e mais justo. A última palestra do evento, que ficou sob a responsabilidade de Rita von Hunty, conclamou os participantes do Inspira 2022 a imaginar uma sociedade capaz de fazer com que “a esperança seja mais possível do que o desespero se torne convincente”.

Além da presença de Rita, que encerrou o Inspira na Bahia com esse discurso contundente e encorajador, o evento em Salvador ofereceu uma série de reflexões, ao reunir na sua programação nomes como Pedro Hallal, Viviane Mosé, Xico Sá, Nina Silva, Lucas Foster e Eduardo Moreira. Os convidados mergulharam em temas como inovação, diversidade, saúde, economia criativa, empreendedorismo, cidadania e inclusão.

Antes de encerrar os trabalhos, Sergio Takemoto, presidente da Fenae, convidou ao palco toda a diretoria da entidade e agradeceu por todo o apoio na realização de mais uma edição do Inspira.  Takemoto estendeu os agradecimentos aos presidentes de Apcefs, empregados da Fenae, palestrantes, convidados e participantes. “Isso aqui é uma breve despedida e marca um reinício, pois agora que retomamos as atividades, com certeza realizaremos novos encontros”, disse o presidente.

“Espero que esse evento tenha inspirado a todos vocês como me inspirou e que a gente possa seguir trabalhando, continue defendendo uma Caixa 100% pública, continue defendendo a democracia e nos incentive a continuar nessa, pois nós não podemos desistir”. Ele se despediu do público parafraseando o cantor e compositor Belchior, ao citar um trecho da canção “Divina Comédia Humana”: “Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, nós lutaremos para que esse país volte a ser aquilo que a gente sonha, com mais justiça social, com mais oportunidade para todos e todas”.

A condução do Inspira 2022 contou com o talento e a simpatia da atriz Juliana Baroni. Nos dois dias de evento ela apresentou os convidados, interagiu com o público, com a banda base, se emocionou, cantou e improvisou quando foi preciso. A programação também contou com a  participação de quatro empregados Caixa no “TED Experiências”. O público teve a oportunidade de conhecer Beto Moschkovich, Antônio Vicente, Ivan Neris e Valbert Lopes, que contaram histórias inspiradoras e compartilharam suas experiências com os participantes.

INSPIRA COM POESIA, MÚSICA E DANÇA

Além dos debates, o Inspira na Bahia brindou os mais de 380 participantes com performances de diversas linguagens artísticas ao longo dos dois dias de programação. Poesia, música e dança marcaram as intervenções que aconteciam entre as palestras que compuseram a programação. A jovem bailarina Vitória Bueno emocionou os presentes com seu talento e a poesia de Maviael Melo arrancou risos e suspiros.

Na parte musical, Morotó Slim trouxe a guitarra baiana para mostrar ao público toda a sua desenvoltura e virtuosismo. O público ainda desfrutou da sensibilidade que marcou a apresentação de uma dupla formada por Mário Soares, no violino, e Daniel Neto, no acordeon. No encerramento das atividades, na sexta e no sábado, o grupo baiano Afro Batá trouxe o samba-reggae para animar o público com releituras de “Sorriso Negro” e “Protesto Olodum”.

No encerramento do Inspira, o Afro Batá apresentou ainda uma canção autoral para fazer uma homenagem a Gilberto Gil, que acaba de tomar posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além disso, o evento contou com uma banda base que ficava todo o tempo no palco para fazer toda a ambientação sonora da programação. O conjunto foi formado pelos músicos Estevam Dantas (teclados), Jorge Tik (guitarra), Cadinho Almeida (baixo) e Leonardo Bittencourt (bateria). 

Compartilhe: