Precisa se inteirar mais sobre as questões previdenciárias no Brasil e entender melhor o que está em jogo nas propostas em tramitação no Legislativo? Muitas dúvidas poderão ser tiradas nos dois módulos do curso Educação Previdenciária, disponível na Rede do Conhecimento. A plataforma de aprendizagem da Fenae e das APCEFs, voltada para os empregados da Caixa, pode ser acessada no site www.fenae.org.br/rededoconhecimento.

São 109 minutos de aulas que abordam a história da Previdência Social no Brasil, as diferenças entre o regime geral e o complementar, as coberturas existentes e os benefícios, entre outros. O curso, que também ajuda a planejar a aposentadoria, é ministrado pelo professor Clóvis Scherer, economista, com graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e título de Mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo International Institute of Social Studies da Universidade Erasmus de Rotterdam.

“Neste momento de ataques aos direitos dos trabalhadores, e os direitos previdenciários estão nesse bolo, é importante que todos nós saibamos mais sobre o assunto para intensificarmos a resistência e a luta contra esse processo. Mesmo que a proposta de reforma da Previdência esteja temporariamente paralisada no Congresso Nacional, não podemos deixar essa discussão de lado, porque ela pode voltar à pauta logo após o processo eleitoral”, afirma Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Fenae.

Cardoso, diretor de Administração e Finanças da Federação, destaca que o curso de Educação Previdenciária é resultado de parceria da Rede do Conhecimento com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Teremos outras iniciativas nesse sentido, para levar aos colegas da Caixa temas importantes como os direitos da classe trabalhadora, democracia, importância das entidades sindicais, entre outros”, frisa. Segundo ele, o terceiro módulo do curso de Educação Previdenciária será lançado em breve.

Rede do Conhecimento – A Rede do Conhecimento foi lançada pela Fenae e as Apcefs no dia 25 de outubro de 2016. Todos os empregados da Caixa podem se matricular e iniciar os cursos, mas a conclusão está restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs do país.

Compartilhe: