A importância das empresas públicas foi tema de mais uma audiência realizada em Câmara Municipal do Estado de São Paulo, desta vez, em Guarulhos, no dia 25.

Guarulhos é a segunda maior cidade do estado de São Paulo, com 1.365.899 habitantes e tem o quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado, ficando atrás apenas da capital, de Osasco e Campinas.

A Caixa e o Banco do Brasil enfrentam processo de fatiamento com a venda de partes de seus negócios. No caso da Caixa estão na mira a área de gestão de ativos, cartões, seguridade, além de outros ativos rentáveis.

Este enfraquecimento pode comprometer a sustentabilidade financeira destas instituições e afetar a capacidade de atuação na execução de políticas públicas.

Levantamento feito pela APCEF/SP aponta que o crédito imobiliário da cidade (90,33%) foi concedido pela Caixa, gerando mais emprego, renda e moradia para a população.

Em relação ao crédito total concedido na cidade, a Caixa foi responsável por R$ 3.751.171.185,00, quase metade de todo crédito disponibilizado pelos bancos, sejam públicos ou privados, para a população de Guarulhos. Caixa e Banco do Brasil, juntos, respondem por 70% do crédito do município.

Em 2018, a cidade recebeu do Fundeb, por meio do Banco do Brasil, mais de R$ 450 milhões para investimento na educação básica, da creche ao ensino médio.

A audiência foi realizada por solicitação do Sindicato dos Bancários do ABC e contou com a presença de representantes da APCEF/SP.

Já foram realizados debates nas Câmaras Municipais de cidades como Araraquara, Arujá, Catanduva, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Compartilhe: