Foi aprovada no Senado, nesta terça-feira (1), em primeiro turno, a PEC 6/2019 (Proposta de Emenda à Constituição) da “reforma” da Previdência. Os principais pontos aprovados são os que tiram ainda mais direitos dos trabalhadores brasileiros, como o aumento do tempo para se aposentar (65 anos para homens e 62 para mulheres) e a elevação das alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto (R$ 5.839,00).

O texto aprovado estabelece que o valor da aposentadoria se dará a partir da média do salário dos brasileiros e brasileiras que contribuem com o INSS, não excluindo dessa conta as menores contribuições” como é hoje. Isso reduzirá os valores de todas as aposentadorias. “A ‘reforma’ da Previdência aprofunda ainda mais a desigualdade social em um país extremamente desigual, sem contar que não criará mais empregos, como a realidade já tem demonstrado”, comenta o diretor da APCEF/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva.

Dos destaques apresentados pelos partidos, quatro foram apreciados, os demais devem ser votados nesta quarta-feira (2). Sobre o abono, permanece a lei vigente, ou seja, para todos que recebem até dois salários mínimos.

O segundo turno de votação na casa está previsto para a próxima semana.

Compartilhe: