A Caixa vem sendo acusada de censurar projetos culturais em todo o país, inclusive previamente. De acordo com as novas regras da Caixa Cultural, implementadas na atual gestão, os artistas precisam detalhar seus posicionamentos políticos, atitude que indica a aplicação de um “filtro” ideológico pela instituição.

A direção do banco, que nega as acusações, no entanto, suspendeu sem justificativas alguns eventos já programados para a primeira semana de outubro. Curiosamente, os projetos abordavam temáticas que parecem incomodar o atual governo federal, como sexualidade, gênero e críticas à Ditadura Militar.

Em Pernambuco, o Ministério Público Federal ajuizou, nesta sexta (4), ação civil pública contra a Caixa por conta do cancelamento da peça infanto-juvenil, “Abrazo”, do grupo Clowns de Shakespeare. A peça faz referência ao regime militar, com personagens vivendo em um regime em que não podem falar. Ilustrativo que uma peça que fale sobre censura, seja censurada no Brasil em pleno século XXI.

Compartilhe: