A Caixa Econômica Federal abriu, no dia 8 de julho, as inscrições para seleção de novos integrantes das Comissões Regionais da Diversidade. O processo é voltado a empregados da base que tenham interesse e afinidade com as pautas de equidade, inclusão e representatividade. As inscrições devem ser feitas até 23 de julho, por meio do Portal Pessoas.
Podem participar empregados com, no mínimo, três anos de admissão. Também é necessário ter características identitárias alinhadas aos marcadores sociais ou demonstrar compromisso com os temas que envolvem diversidade. O processo inclui o preenchimento de formulário e envio de um documento com até mil palavras, relatando motivações, experiências e propostas.
Criadas em 2023, as comissões são resultado da reivindicação dos trabalhadores por mais igualdade de oportunidades no banco público. Elas atuam com base em cinco eixos do Programa Diversidade e Inclusão: equidade de gênero, raça/cor, gerações, pessoas com deficiência e população LGBTQIA+.
“As comissões foram um avanço importante na Caixa após um período de retrocessos. Hoje conseguimos debater políticas afirmativas dentro do banco e garantir conquistas como o programa de aceleração de carreira para mulheres, o piloto para empregados PCDs e ações voltadas à população negra e LGBTQIA+”, explica André Sardão, secretário de Políticas Sociais da Apcef/SP.
Segundo ele, ainda há muito a ser feito. “É fundamental que empregados e empregadas que se identificam com essas pautas participem do processo. A diversidade só avança com representatividade”, conclui.
As comissões estão presentes nas oito regiões onde a Caixa mantém Gipes: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. São compostas por representantes do banco, das entidades representativas dos trabalhadores e de empregados da base.
A análise das candidaturas ocorre entre 24 de julho e 14 de agosto. O resultado será divulgado no dia 15 de agosto.