A conversa será a terceira de uma série de quatro lives divididas por categoria sobre o concurso cultural da Fenae e Apcefs. Confira por meio do Facebook, a partir das 19 horas

:: Clique aqui para assistir.

Atenção, empregado da Caixa associado a uma das 27 Apcefs do país!

:: Nesta segunda-feira (15), a partir das 19 horas, no Facebook da Fenae, a artista plástica Juliana Franklin e a pesquisadora em design gráfico Mariana San Martin vão dar dicas valiosas a todos que desejam concorrer com obras de desenho e pintura e desenho infantil no concurso cultural Talentos Fenae/Apcef 2020, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de junho. Será na live sobre Artes Visuais de logo mais à noite, com participação de dois diretores da Fenae:  Nilson de Moura Júnior (Sociocultural) e Moacir Carneiro (Comunicação e Imprensa).

A conversa na categoria Artes Visuais será a terceira de uma série que a Fenae promove para esclarecer dúvidas sobre o concurso cultural. A primeira live foi sobre Música, enquanto a segunda tratou de Foto e Filme. A próxima e última será sobre Literatura.

Na live sobre Artes Visuais, Juliana Franklin e Mariana San Martin vão estabelecer um bate-papo sobre a importância da arte e da educação nesse período de pandemia, ao mesmo tempo que pretendem realizar um diálogo com os participantes a respeito da importância de um concurso como o de Talentos 2020 para a mobilização em defesa da Caixa pública e social e contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

As duas especialistas estão capacitadas para a tarefa. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Juliana Franklin pesquisa a utilização do desenho como linguagem instauradora de processos criativos e terapêuticos. “Por meio da palavra e da plasticidade, as experiências sensíveis podem ser realizadas nas áreas da educação, literatura, artes visuais e psicologia. Tudo com o intuito de fomentar o exercício do imaginário”, esclarece.

Para a gaúcha Mariana San Martin, formada em Artes Visuais com bacharel em design gráfico, a arte mostra que o ser humano, seja quem for, integra uma realidade em constante mudança, numa escala de infinita sobreposição de existências, momentos e ideias. “Fluxos de tinta e água, marcas em grafite, texturas dos pastéis, rasgos, raspagens e sobreposições criam camadas que tornam cada obra uma conversa entre intenção e acaso, até que – tal qual ocorre no dia a dia – não seja mais possível diferenciar ação e reação”, reitera.

Mais informações sobre Talentos 2020

Por causa do coronavírus, a etapa estadual do Talentos 2020 será online, entre 21 de junho e 10 de setembro. Na live desta segunda-feira, os diretores da Fenae explicam como se dará todo o processo. Duas etapas estão previstas: a estadual e a nacional.

Estão aptos a participar empregados da Caixa em atividade, aposentados e pensionistas. No entanto, apenas associados às Apcefs concorrem aos prêmios nas fases estadual e nacional. As inscrições são gratuitas. Para efetivá-las, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico www.fenae.org.br/talentos.    

O concurso cultural Talentos possui quatro categorias e oito modalidades. São elas: Foto e Filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). O associado às Apcefs pode participar nas oito modalidades e inscrever até duas obras em cada uma.

Compartilhe: