caminho dos bandeirantes

Aprofundar-se na história do Brasil ao mesmo tempo em que conhece novos lugares do interior paulista ao lado dos companheiros da Caixa: esses foram os ingredientes da excursão pelo Caminho dos Bandeirantes, realizado pela APCEF/SP na última quarta-feira, dia 27.

O roteiro dos Bandeirantes consiste nos caminhos históricos feitos há séculos pelos bandeirantes, durante o período em que partiam da Vila de São Paulo de Piratininga rumo ao desbravamento do então desconhecido território nacional. Hoje, englobam cidades importantes na construção da história nacional e paulista.

Nossos doze“desbravadores” refizeram, em parte, o caminho de personagens como Bartolomeu Bueno da Silva, o famoso Anhaguera, além do “caçador de esmeraldas” – Fernão Dias Paes Leme – passando por cidades com centros históricos preservados, reservas ambientais, além de rica diversidade gastronômica e em eventos.

A primeira parada do nosso grupo de desbravadores foi a cidade de Santana do Parnaíba, com seus casarões datados dos séculos 17 a 19, seguindo, posteriormente, para Salto, Itu e, por fim, Porto Feliz.

Para a dependente Maria Cristina Ribeiro, a excursão uniu lazer, cultura e consiste em uma iniciativa importante da APCEF/SP para promover ações de entretenimento aos associados aposentados. Sempre que possível, ela e o marido, o associado Benedito Aparecido Ribeiro, garantem sua vaga nos passeios e festas promovidos pela Associação. “Quando nos aposentamos, a tendência é ficarmos meio perdidos, então, opções de lazer como esta são interessantes, além de divertidas”, conta.

O aposentado Paulo da Silva procura também não perder os eventos e passeios organizados pela APCEF/SP. “Vou sempre com a minha companheira e, assim, não deixamos que a aposentadoria nos mantenha presos em casa”, conta.

Quer ficar por dentro dos eventos e excursões organizados pela APCEF/SP? Acesse o nosso site www.apcefsp.org.br.

Compartilhe: