Cozinhar sempre foi – ainda é – uma das paixões da associada Andreia Leite Oboli, da Gifug Campinas, ganhadora da segunda edição do Apchef – Receitas de Mãe, concurso culinário promovido pela APCEF/SP.

Desde os 9 anos, a associada arrisca-se na cozinha, cria e recria receitas para os mais diversos eventos e reuniões, de amigos e familiares. Deste modo, por ser conhecida pelos quitutes, a sugestão de participar do concurso veio de uma amiga do departamento, que inclusive indicou qual receita faria sucesso e deveria ser enviada – do Pudim de mandioca com castanha do Pará e caramelo de cacau. “Foi uma dica de ouro”, explica Andreia.

Não deu outra: a receita da Andreia teve uma boa pontuação nos três quesitos avaliados pela nutricionista Beatriz Langoni e ficou em primeiro lugar dentre os diversos pratos enviados por associadas e dependentes de todo o estado. A associada levou para casa um vale-compra do Compra Certa no valor de R$ 1 mil.

E, de onde veio a inspiração para o pudim? Do pequeno Leonardo, de dois anos, filho de Andreia, diagnosticado com alergia a proteína do leite de vaca (APLV) com quatro meses. “Tive que mudar minha alimentação, pois estava amamentando. Também decidimos que toda a família iria se adaptar, então, passei a pesquisar bastante e, com o tempo, comecei a criar as minhas próprias receitas”, conta Andreia.

O Pudim é sem leite condensado, ingrediente comum em todo pudim, sem leite de vaca e farinha, portanto, é sem glúten, lactose e sem caseína (proteína do leite).

Contando a história do Leonardo, foi-se percebendo que, ali na unidade, muitas pessoas também tinham restrições alimentares, como ao leite e ao glúten. Foi aí que, há um ano, nasceu o “Quitute Saudável”, uma iniciativa dos próprios empregados da Gifug/CP com foco na alimentação saudável. Andreia está entre os participantes do grupo e, uma vez por mês, o pessoal custeia os ingredientes, a associada faz um prato e leva para todos provarem.

“É muito bacana. O “Quitute Saudável” se tornou mais um motivo para eu me empenhar na criação de novas receitas para ajudar colegas que passam por situações semelhantes às minhas”, explica Andreia.

Para ela, ações como essas estimulam a integração entre os empregados da Caixa. “O concurso é uma boa oportunidade de nós, empregados do banco, trocarmos experiências, descobrir talentos, além de disseminar uma cultura de qualidade de vida”, finaliza.

Compartilhe: