A agência Jardim Helena, localizada no extremo leste de São Paulo, registrou empurra-empurra e danos à porta de vidro da unidade nesta quinta-feira (20/10). O tumulto aconteceu por conta da grande quantidade de clientes que estavam na agência para solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e das dificuldades com o sistema Dataprev, do governo federal, responsável pela concessão.

“Mais uma vez, o governo disponibiliza um benefício à população sem qualquer planejamento ou preparação. Desta vez, não por coincidência, às vésperas da eleição”, comentou a diretora Luiza Hansen. “Recebemos a informação de que o sistema tem capacidade para processar 25 pedidos por segundo. Só a Caixa encaminha mais de 600!”, completou.

Diversas agências, principalmente aquelas localizadas nas regiões mais carentes, têm registrado filas imensas e demora no atendimento. Na tarde de ontem, empregados da agência Jardim Helena entraram em contato com dirigentes da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários para solicitar intervenção junto à Caixa, já que, no tumulto, parte da porta de vidro foi quebrada e clientes começaram a passar objetos pelo buraco, o que gerou ainda mais insegurança.

“A Ceinf foi até o local e fez os reparos emergenciais na manhã de hoje, mas a direção precisa solucionar o problema como um todo para prevenir situações semelhantes”, reforçou a dirigente da Apcef/SP. “Parece que a única preocupação é a eleição que se aproxima. Um empréstimo desse porte precisa de planejamento, preparo dos sistemas. Estamos vendo se repetir a situação do início do pagamento do Auxílio Emergencial e quem sofre, como sempre, é a população mais carente e os empregados do banco público, que ouvem desaforos, passam por situações constrangedoras e até agressões”, finalizou Luiza.

Foi acionada também a SEV e a SR vinculadas para que sejam observadas outras questões de segurança que podem ser solucionadas com mais trabalhadores, sobretudo na recepção da unidade.

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