A reivindicação dos representantes dos empregados, de inclusão dos bancários no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, ganha, a cada dia, mais força e mais apoio no legislativo.

No último dia 7, a deputada Celina Leão (PP-DF), relatora do projeto de lei 1.011/2020, que amplia a lista prioritária de vacinação contra covid-19 a 16 categorias, indicou que os destaques que sugerem a inclusão de empregados da Caixa e outras categorias nas prioridades de imunização devem ser aprovados e entrar no texto-final do projeto após a discussão na Câmara.

Para a deputada e relatora da proposta, não há dúvidas de que o destaque tem caráter “meritório” necessário para entrar no texto.

A deputada defendeu a importância de imunizar os empregados da Caixa, já que o banco é responsável pelo pagamento das parcelas do auxílio-emergencial a cerca de 45,6 milhões de brasileiros. “Os empregados da Caixa são quem pagam todo o auxílio, então, eles sempre estarão muito expostos”, afirmou.

A relatora também garantiu que as categorias que foram incluídas no projeto na última discussão não correm risco de serem retiradas do texto.

Questionada sobre o fato do projeto de lei não estabelecer uma ordem prioritária para os grupos que foram incluídos na lista, a deputada disse que, se o PL for sancionado, essa função será do Ministério da Saúde.

Abaixo-assinado – É importante lembrar que decreto presidencial de calamidade pública, que declarou estado de emergência, publicado em março de 2020, incluiu os serviços bancários como atividade essencial, o que impõe a toda a categoria bancária a exposição constante ao coronavírus, para além do pagamento do auxílio emergencial. Com isso, as agências bancárias permaneceram abertas desde o início da pandemia e os bancários reivindicam sua inclusão entre os grupos prioritários.

Alguns deputados reforçaram o pleito e uma das formas que a categoria tem para ajudar na pressão é subscrevendo o abaixo-assinado que solicita a inclusão dos bancários entre os grupos prioritários, disponível aqui.

“Subscreva o abaixo-assinado, compartilhe com os amigos e fortaleça essa campanha. Os bancários tiveram um papel importantíssimo no ano de 2020, em especial os da Caixa, que pagaram o auxílio-emergencial para milhões de pessoas. Em 2021, já começou o pagamento do auxílio e, para aumentar a proteção dos empregados e clientes, é fundamental que eles estejam imunizados, já que além do risco do contágio dos bancários, eles podem se tornar vetores de transmissão”, explica o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Com informações do Congresso em Foco

:: Apoie abaixo-assinado pelos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid

Compartilhe: