O presidente do Santander, Sergio Rial, afirmou que o banco estuda qual a melhor maneira de implementar o home office para seus funcionários, e que uma das condições em avaliação para o modelo seria a “abdicação voluntária” de benefícios ou de uma porcentagem do salário por parte dos funcionários.

“Se tudo isso te poupa tempo, você deixa de gastar com combustível, tua vida fica mais fácil até sob o ponto de vista econômico, por que não dividir algumas coisas dessas com a empresa? Por que não pode ser voluntário com a abdicação de algum benefício, de algum salário? Desde que seja voluntário”, afirmou o presidente do banco em entrevista.

Em entrevista à CNN, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também disse que, após a pandemia, pretende estender o trabalho remoto, por conta da eficiência que a direção da empresa atribui ao modelo de teletrabalho. É ações da direção que, em pleno avanço da contaminação, convocou parte dos trabalhadores das áreas-meio para retornar ao trabalho presencial, mostra que a preocupação é meramente monetária, sem qualquer preocupação com a vida.

As entidades que representam os bancários alertam que o assunto deve ser amplamente discutido. Pode haver, para as empresas, redução de custos, mas os trabalhadores têm de pagar internet, energia elétrica e toda a estrutura para trabalhar em casa.

Por este motivo, defendem a manutenção do home office exclusivamente durante a pandemia, para proteger a vida dos trabalhadores.

Compartilhe: