Ajuda de custo de teletrabalho e controle de jornada para todos os trabalhadores. Essas foram as grandes conquistas para a cláusula de teletrabalho dos empregados da Caixa. Após meses de negociação, a Caixa concordou com a reivindicação da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), de um acordo nos moldes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válido por dois anos.

“Essa é uma grande vitória para as empregadas e empregados da Caixa. Não tínhamos um acordo referente ao teletrabalho e os trabalhadores estavam em uma situação indefinida, sem nenhuma garantia. O registro da jornada vai evitar que o trabalhador fique 24 horas à disposição da Caixa”, defendeu o coordenador da CEE/Caixa e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso.

A proposta específica da Caixa prevê ainda aos trabalhadores em teletrabalho o direto à desconexão e previsão de compensação das horas extras trabalhadas no mês subsequente das horas efetuadas. Caso não aconteça a compensação, as horas extras serão pagas pelo banco.

Na proposta global, os bancos concordaram com o fornecimento e manutenção de equipamentos, manutenção dos direitos da CCT aos trabalhadores que realizem suas funções fora das dependências do banco, prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores e a criação de canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas.

Os trabalhadores com filhos de até quatro anos ou com deficiência terão prioridade para o teletrabalho e as bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher se preferem trabalhar em domicílio ou nas dependências do banco.

Os bancos também facilitarão a realização de campanhas de sindicalização e o contato com os trabalhadores em teletrabalho. E será criado um grupo de trabalho (GT) bipartite para acompanhar o cumprimento da cláusula.

Participe das assembleias!

Sindicatos dos bancários de todo país estão realizando, desde quarta-feira (31/08) até esta quinta-feira (1º/09) às 19h, as assembleias para a deliberação da proposta para o novo CCT e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). 

“Nós da CEE orientamos todos os empregados da Caixa a votarem pela aprovação do Acordo. É fundamental a importância dos empregados na votação da proposta. As negociações foram muito duras, com grandes ataques aos nossos direitos históricos, por isso, essa proposta foi uma conquista e acredito que saímos vitoriosos”, afirmou Cardoso.

Para votar, os bancários devem acessar o link da Plataforma VotaBem (https://bancarios.votabem.com.br), ou link disponibilizado pelo seu sindicato.

Compartilhe: