A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) Projeto de Lei 1011/20 que estabelece prioridade para mais grupos, entre eles, a categoria bancária, dentro do plano de vacinação contra a Covid-19. A matéria agora será enviada ao Senado.

O PL é de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL/TO) e sua tramitação estava parada desde 30 de março, quando requereu urgência para apreciação.

Inicialmente, o projeto de lei propunha apenas a priorização de caminhoneiros e trabalhadores do transporte de carga e mercadorias. Porém, após acordos entre lideranças partidárias, novos grupos entraram na lista. A deputada Celina Leão (PP/DF) indicou, em 7 de abril, a inclusão dos empregados da Caixa.

No texto-base do substitutivo aprovado, da deputada Celina, além dos caminhoneiros autônomos e motoristas de transporte rodoviário de cargas incluídos no projeto original, constavam como prioridade os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroviário de passageiros; as pessoas com doenças crônicas, doenças raras e que tiveram embolia pulmonar; os agentes de segurança pública da ativa; e os agentes da segurança privada que estejam comprovadamente em atividade externa.

A categoria bancária está entre as que foram incluídas na aprovação (não somente empregados da Caixa).

“Este foi um avanço importante e um marco todo o esforço que os bancários têm feito pela nossa inclusão entre os grupos prioritários, em reconhecimento ao fato de que o serviço bancário é essencial e seus trabalhadores, que estão na linha de frente desde o início da pandemia, precisam estar protegidos como os demais. Agora, é importante manter nossa mobilização, a conversa com senadores para que o PL seja aprovado rapidamente pelo Senado e sancionado pela Presidência da República, para alcançarmos o objetivo final”, comentou o diretor-presidente da APCEF/SP, Leonardo Quadros, que completou: “seria muito importante também que os bancos ajudassem neste processo”.

:: Acesse o site da campanha Vacina Já! e acompanhe a luta dos bancários.

Compartilhe: