O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico que incluiu a categoria será formalizado com a inclusão dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.

O Ministério receberá as informações da distribuição da categoria pelos estados para encaminhar as doses de vacina para serem aplicadas nos postos e unidades de saúde de cada local, a partir da semana que vem. A decisão favorável foi importante vitória da categoria que se organizou para cobrar a inclusão no PNI, por meio do Comando Nacional dos Bancários.

O anúncio foi feito por Queiroga, com a presença de representantes da categoria. Juvandia Moreira participou por videoconferência, junto com Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, outra coordenadora do Comando Nacional dos Bancários. No local estava presente o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Guimarães Morais, além de representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; o presidente do BB, Fausto Ribeiro; e o presidente da ECT, Floriano Peixoto Vieira Neto.

“Essa inclusão é muito importante, não só para este momento, mas também para o reconhecimento dos bancários como grupo prioritário da vacinação de agora em diante, uma vez que ainda atravessamos a pandemia, e não sabemos como será o futuro próximo com relação a diferentes cepas e períodos de imunidade”, ressaltou Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP.

Compartilhe: