Após protesto das entidades que representam os bancários – entre elas, a Fenae e a APCEF/SP -, a Caixa Econômica Federal recuou da decisão arbitrária de convocar trabalhadores, colocando em risco a integridade de seus empregados.

Nesta sexta-feira (8), o banco havia convocado os gerentes gerais para comparecer no sábado (9) às agências, mesmo que elas estivessem fechadas, para atender à população na porta das unidades, sem a proteção adequada.

A convocação enviada para os trabalhadores solicitava que os funcionários ficassem nas agências fechadas, das 7h às 9h, para informar os clientes que a agência não estava aberta e indicasse a eles as agências abertas do Caixa Informa para orientação.  A Fenae e a APCEF/SP repudiaram esta convocação, que prejudicaria os trabalhadores já esgotados por conta das jornadas exaustivas.

A Fenae e a Contraf-CUT enviaram ofício ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, solicitando a suspensão da abertura extraordinária das agências aos sábados. Com a redução das filas em parte das agências, o funcionamento das unidades não se faz mais necessário.

:: Caixa, não há necessidade de abrir agências neste sábado

A convocação dessa sexta-feira seria mais um desrespeito aos trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento à população e cumprem com orgulho o papel social que o banco público desempenha. Foram os empregados da Caixa que atenderam aos mais de 50 milhões de brasileiros que necessitam do auxílio emergencial neste cenário de pandemia da Covid-19. Todos estão trabalhando com empenho, mesmo com a redução de pessoal dos últimos cinco anos e o quadro de precarização que a Caixa impõe aos empregados.

Compartilhe: