Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Apcef/SP apresentaram a representantes da Caixa a pauta de reivindicações específicas para os empregados com deficiência (PcD) em reunião com a Gestão de Pessoas (Gipes) no último dia 17. As demandas foram construídas em conjunto com os bancários.

Parte das demandas tiveram resposta na própria reunião. A Gipes comprometeu-se a encaminhar todas as demandas que não são da sua alçada para Brasília.

– Demanda: acompanhar quantidade de empregados PcD na Caixa, aprovados em PSIs e comissionados em funções.
Resposta: Gipes irá tentar levantar os dados.

– Demanda: prioridade para empregado PcD na escolha do local de trabalho.
Resposta: é algo que não pode ser resolvido no âmbito da Gipes, mas podem avaliar caso a caso.

– Demanda: assegurar o trabalho em home office para PcD e Saúde Caixa para todos.
Resposta: foram encaminhadas para Brasília e o movimento sindical continuará acompanhando.

– Demanda: atuação de equipe multidisciplinar da Gipes no acompanhamento e resolução de problemas dos PcD nas unidades de trabalho, com autonomia para definir mudanças de unidade/setor, para que possam exercer o trabalho de acordo com suas características individuais, adequação do mobiliário, espaço e equipamentos para cada PcD, individualmente, como braile, lixeiras basculantes, etc.
Resposta: a Gipes respondeu que este serviço já existe, mas acrescentou que nem tudo está ao alcance deles. Mas já que virou pauta dos empregados e como há desconhecimento sobre o serviço, o Sindicato irá acompanhar.

– Demanda: possibilidade de redução de jornada diária/flexibilização da jornada para pais de PcD que fazem tratamento de saúde relacionado a deficiência, bem como do próprio funcionário PcD, quando for o caso, mediante avaliação médica e apresentação de laudos e documentos que comprovem o tratamento (tal possibilidade já existe para funcionários do Banco do Brasil e servidores amparados pela Lei 8.112/90).
Resposta: a Gipes comprometeu-se a acompanhar caso a caso, mas disse que esta demanda deve ser resolvida na alçada entre gerência e empregados.

Vales refeição e alimentação e álcool em gel – Os dirigentes sindicais questionaram os representantes da Caixa a respeito da mudança da bandeira dos vales alimentação e refeição. Os empregados estão reclamando que o cartão da empresa Verocard, que venceu licitação e passou a ser adotado pela Caixa, tem pouca aceitação no comércio.

Ainda segundo relatos de bancários, a orientação passada é que eles próprios deveriam cobrar dos estabelecimentos comerciais que não aceitam a bandeira para que entrassem em contato com a Verocard e a empresa retornaria. A Gipes, entretanto, disse que esta orientação é incorreta. Os bancários devem entrar em contato com a Verocard pelo site, cobrando credenciamento dos seus estabelecimentos onde costumam realizar suas compras e refeições.

Ainda na reunião, o Sindicato e a Apcef contestaram a qualidade do álcool em gel adquirido pela Caixa para higienização contra o coronavírus. Na reunião, a Gipes informou que o material está dentro dos padrões.

:: Caixa apresenta laudos de qualidade para o álcool em gel adquirido pelo banco

A APCEF/SP enviou na quinta-feira (16) ofício à vice-presidência de Pessoas (Vipes) e à vice-presidência Logística e Operações (Vilop) cobrando explicações a respeito da qualidade do produto.

Compartilhe: