A Caixa anunciou nesta quinta-feira (23) que suas agências abrirão neste sábado (25) para atendimento do Auxílio Emergencial. Nos últimos dias, o banco tem registrado novamente filas de clientes por causa das trapalhadas do governo com a constante mudança nas datas de pagamento dos benefícios e, agora, com o bloqueio de centenas de milhares de contas de poupança social por suspeita de fraude.

A orientação do governo é que os trabalhadores que sofreram o bloqueio devem se apresentar pessoalmente em uma agência do banco, levando documento de identidade, para confirmar que são titulares das contas e regularizar o cadastro.

Com a mudança constante de datas de pagamentos, de saques e depósitos, a população continua procurando as agências da Caixa para informações. E agora devem se somar àqueles que tiveram seus benefícios bloqueados.

O aumento do número de pessoas dentro das agências da Caixa é um fator que causa preocupação por conta da disseminação do coronavírus entre empregados e clientes. Nos últimos dias, há o registro de grandes aglomerações de clientes fora e dentro das agências, e o número de casos confirmados de Covid-19 entre empregados e trabalhadores das empresas terceirizadas nas unidades cresceu bastante, sobretudo na capital e região metropolitana.

E o governo, em vez de planejar suas ações e buscar formas de mitigar os problemas com o pagamento do Auxílio Emergencial, só faz tomar atitudes que levam mais e mais pessoas às agências da Caixa, colocando a saúde de empregados e clientes em risco.

Ação para impedir abertura – A Apcef/SP entrou com ação na Justiça para impedir a abertura das agências em feriados. No entanto, a juíza negou a concessão de tutela de urgência na Ação Coletiva que tinha por finalidade impedir que os empregados da Caixa trabalhassem durante os feriados dos dias 20, 21 e 25 de maio, antecipados pela prefeitura de São Paulo.

Na decisão, a juíza enfatiza que “não há vedação em nosso ordenamento jurídico à exigência de labor em feriados”. Entendeu também que o trabalho nos feriados não aumenta a exposição dos empregados a contágio do coronavírus além daquele a que já estão expostos nos dias comuns.

Por último, destacou que a atividade bancária é essencial de acordo o Decreto Federal 10.282 de 20 de março de 2020, fazendo menção a prévia programação do pagamento do “Auxílio Emergencial”, verba de caráter alimentar.

Compartilhe: