A direção da Caixa decidiu abrir parte das agências durante o feriado (21 de abril) e no sábado (25 de abril) por conta das imensas filas que têm se formado na frente das unidades nos últimos dias. No Estado de São Paulo, foram 89 agências, 19 delas na capital.

Dirigentes da APCEF/SP visitaram unidades que abriram neste feriado e o movimento observado nas agências foi muito menor que o da véspera. A maioria dos clientes que foi às agências buscava apenas informações sobre o Auxílio Emergencial ou relatava dificuldades com o aplicativo Caixa Tem.

A mobilização de toda a estrutura das unidades e a exposição dos empregados após o estafante dia de trabalho da véspera poderia facilmente, portanto, ser substituída pela realização de ajustes no aplicativo e por uma ampla campanha de esclarecimento, com divulgação massiva à população sobre o programa.

A realização desta campanha foi cobrada pelas entidades representativas e prometida pelo banco há tempos. Os resultados destas ações, inclusive, seriam bem mais efetivos que medidas como a abertura das agências aos sábados e no feriado, a extensão no horário de atendimento ou o retorno de empregados que estão em teletrabalho.

:: De forma arbitrária, Caixa decide abrir nos feriados e ao sábado em tempos de quarentena

O próprio presidente da Caixa reconheceu, em entrevista à BandNews FM, que há problemas no pagamento, mas diz que o banco não pode se responsabilizar por prazos de análise de cadastros dos trabalhadores. “É a Dataprev que é responsável pela validação desses cadastros. O último lote de análises pendentes deve ser encaminhada ao banco nesta quarta-feira”, afirmou.

Ainda segundo Pedro Guimarães, a demora é normal diante do volume de pessoas que podem receber o Auxílio e que não se esperava um número tão grande de pessoas em busca do benefício. Reconheceu, ainda, que há problemas no sistema e que o banco está tentando solucioná-los o mais rápido possível.

Um observador atento conclui que a declaração do presidente da Caixa à BandNews FM reconhece que a abertura no feriado e fim de semana é infrutífera do ponto de vista do atendimento à população (que foi o motivo alegado pela direção do banco para realizar a abertura das agências).

:: Filas desnecessárias continuam. Caixa, faça campanha de esclarecimento!

Mais uma vez, a prática mostra o que pode ajudar a diminuir as filas: além dos ajustes nos sistemas e da ampla campanha de esclarecimento à população, é preciso viabilizar o agendamento para atendimento presencial, a distribuição de senhas e o monitoramento externo das filas por empresas especializadas, em fez de sobrecarregar e expor ainda mais os empregados.

Compartilhe: