Sete ex-presidentes da Caixa participam, no próximo 25 de agosto, de encontro virtual para discutir o futuro do banco público. A realização é da gestão Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da instituição, que criou a série “O X da Questão” para abordar questões relativas ao banco e seus trabalhadores.

:: Se não conseguir assistir à transmissão ao vivo, clique aqui.

A live reunirá ex-presidentes a partir de 1992 até o ano passado. São eles: Danilo de Castro (1992/1994); Jorge Mattoso (2003/2006); Maria Fernanda Coelho – (2006/2011); Jorge Hereda – (2011/2015); Miriam Belchior – (2015/2016); Gilberto Occhi – (2016/2018) e Nelson Antônio de Souza – (2018/jan.2019).

Participam também representantes de entidades como Advocef (advogados da Caixa), Fenag (gestores), AudiCaixa (auditores), SocialCaixa (técnicos e assistentes de projetos sociais), Aneac (engenheiros e arquitetos) e Fenae, que reúne as associações de pessoal do banco pelo País (Apcefs) – veja nomes abaixo.

A Caixa Federal está entre as instituições públicas mais longevas do País e completou 159 anos em janeiro passado. Figura à frente dos principais programas sociais e gerenciamento de serviços aos trabalhadores brasileiros. Nesse momento, desempenha a tarefa de pagamento do auxílio emergencial a milhões.

A privatização do banco chegou a ser cogitada na década de 1990, mas houve forte pressão para que não ocorresse. Ainda hoje a Caixa está entre as empresas que os brasileiros não querem ver privatizadas, segundo revelam pesquisas de opinião. Recentemente, porém, uma medida do governo federal (MP 995) tenta facilitar a venda do banco a partir da criação de subsidiárias.

A transmissão será feita a partir das 19h pelo Facebook /ritaserranoca e /apcefsp.

Representantes de entidades
Anna Claudia de Vasconcellos (Advocef)
Mairton Neves (Fenag)
Marcelo Barbosa de Andrade Pereira Silveira (AudiCaixa)
Giuliano João Paulo da Silva (SocialCaixa )
Fernando de Carvalho Turino (Aneac)
Sérgio Takemoto (Fenae)

Compartilhe: