Foi revista na noite de ontem (3), pelo Senado, a revogação da lei 4.178/62, que proíbe o trabalho aos sábados nos estabelecimentos de crédito. Com isso, a lei se manterá em vigor, proibindo o trabalho bancário em dias não úteis, como prevê a legislação atual. O relatório da MP 881, da chamada ´liberdade econômica´, revogava essa lei ameaçando a jornada de trabalho dos bancários, que garante a folga aos sábados.

A revisão ocorreu porque o senador Jaques Wagner (BA) apresentou questão de ordem em nome da bancada do PT, acatada pelo presidente da Casa. Wagner pediu urgência à Mesa para não correr o risco de o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sancionar o projeto de lei de conversão antes de o Senado esclarecer o erro e consequente correção.

O texto final segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. “É uma vitória que, esperamos, seja mantida, pois a categoria bancária já convive diariamente com pressão e sobrecarga de trabalho”, aponta a representante dos empregados da Caixa no CA e coordenadora do comitê nacional em defesa das empresas públicas, Rita Serrano.

Compartilhe: