A representante dos empregados da Caixa, Rita Serrano, esteve na manhã desta segunda (27) na agência do banco na Vila Luzita, em Santo André, que está entre as três com maior demanda na região do Grande ABC. Ela constatou grande número de atendimentos, poucos empregados e uma imensa fila, colocando em risco a saúde de bancários e população.

Segundo Rita, a unidade vem realizando cerca de 1.200 atendimentos por dia – uma situação muito difícil, embora pelo País existam relatos até mais graves. Na agência de Santo André houve contratação de mais uma atendente e dois vigilantes com as reivindicações pós-pandemia, mas o número é ainda evidentemente insuficiente. Além disso, havia falta de equipamentos de proteção individual, os EPIs, como as máscaras transparentes.

Governo – Para a conselheira, são necessárias medidas urgentes para proteger empregados do banco e sociedade – hoje, ainda, teve início o atendimento aos que não têm cadastro no Bolsa Família ou CadÚnico, ampliando a demanda que já era grande desde o início do pagamento do auxílio emergencial. Ela destaca que a direção da Caixa vem se empenhando para solucionar os problemas, mas é preciso que o governo também se comprometa com a saúde da sociedade.

“Além do problema da falta do Saúde Caixa, enfrentado pelos novos contratados do banco há mais um gravíssimo, que são essas filas. É resultado do descaso desse governo com a população. Essas pessoas, milhões no País, vão se contaminar, não é só problema social, é de saúde pública. O governo no mínimo deveria distribuir máscaras, descentralizar o atendimento para outras instituições”, afirma.

Na avaliação da conselheira a Caixa tem expertise e capacidade, mas em momento de calamidade pública como o atual a centralização não é viável. “Os demais bancos podem e devem cumprir essa função também”, ressalta. Outra sugestão já apontada pela conselheira é a ampliação de campanha informativa, orientando a sociedade sobre o atendimento e os riscos da pandemia e a distribuição de máscaras nas filas.

Confira copiando os links dos vídeos
https://youtu.be/v20Nd-S32hI
https://youtu.be/AD12n1aueMM

Compartilhe: