Os coletivos Contraponto, da Faculdade de Direito da USP, e O Arroz Feijão e Economia promovem até junho o Minicurso Online sobre o Sistema Financeiro Nacional. Ele é semanal e gratuito, com duração de cinco semanas. A representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração e coordenadora do comitê nacional em defesa das empresas públicas, Rita Serrano, vai ministrar a aula de 1º de junho, cujo tema será “Caixa e Banco do Brasil: o papel dos bancos estatais para uma economia popular”.

A origem do curso, esclarecem os organizadores, data do último mês de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados votou pela “independência” do Banco Central do Brasil. Para explicar o impacto social do tema foram organizadas as aulas, que são abertas a todos os públicos e têm como objetivo “oferecer um contraponto à ideologia neoliberal predominante no trato acadêmico e midiático deste assunto”. A aula inaugural ocorreu no último dia 13.

Serão emitidos certificados de participação para os que acompanharem integralmente o curso, que acontece entre as 17h e 19h, às quintas-feiras. Hoje, por exemplo, o tema em debate é “Banco Central: o debate sobre sua “independência” e da emissão de moeda”.

Os interessados em participar devem se inscrever nesse formulário: https://forms.gle/LqdCcQ8bPjdw8qQF8

Compartilhe: