O 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) será um dos assuntos da live realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), nesta terça-feira (30), às 18h, no Facebook da Confederação. A transmissão seria na quarta-feira (1), mas foi antecipada para permitir que os funcionários do Banco do Brasil participassem antes da votação do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial (pandemia Covid-19), que inicia amanhã.

:: Clique aqui para assistir.

Quem vai falar sobre o 36º Conecef é o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/ Caixa) Dionísio Reis. A transmissão ao vivo será coordenada pela presidenta da Confederação e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, com mediação do jornalista Rodrigo Zevzikovas. 

“Enfrentamos uma conjuntura adversa, de ataques, tanto em relação ao governo federal quanto da direção do banco. É muito importante a mobilização dos empregados na definição de nossas prioridades e na construção da estratégia de luta em defesa da Caixa 100% Pública, dos nossos direitos e empregos”, ressalta Dionísio.

 Além do 36º Conecef, a transmissão ao vivo também vai discutir a campanha em defesa dos trabalhadores do Santander Brasil e o congresso dos funcionários do Banco do Brasil.

Por conta da pandemia, o Conecef deste ano será realizado virtualmente, nos dias 10 e 11 de julho. Com o tema “A distância não nos limita”, o foco será a defesa da vida, da saúde e dos direitos dos empregados. O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, ressalta a importância do Conecef, que vai definir uma série de ações para o momento de ataque que a Caixa atravessa, com as constantes afirmações de privatização de áreas estratégicas do banco público.

 “É fundamental que os empregados fiquem atentos às resoluções que serão definidas neste Conecef, porque essas deliberações irão pautar a nossa luta por melhores condições de trabalho e principalmente em defesa da Caixa. Não podemos permitir que o banco continue sendo atacado”, disse. 

Cerca de 280 delegadas e delegados definirão as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específica do banco para a Campanha Nacional 2020. A data limite para realização dos fóruns ou encontros estaduais/regionais será 4 de julho. O prazo para inscrição das delegações será encerrado em 5 de julho. Posteriormente serão divulgados o link para as inscrições e o comunicado com as instruções de acesso ao sistema do 36º Conecef. 

Eixos temáticos – o principal fórum de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa terá os seguintes eixos e temas:

 Eixo 1 – Defesa da Vida:
– Democracia;
– Empresas Públicas;
– Bancos Públicos;
– Defesa da Caixa 100% Pública.

 EIXO 2 – Saúde:
– Saúde e Condições de Trabalho;
– Saúde Caixa;
– Funcef.

 EIXO 3 – Direitos:
– Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho;
– Contratações.

 App Viva Fenae – Os empregados da Caixa podem ter acesso às informações sobre o 36º Conecef por meio do aplicativo Viva Fenae Apcef. Lá serão disponibilizados o caderno de teses, o calendário de atividades, a programação, notícias e o link para a transmissão ao vivo. 

Para baixar, busque por “Viva Fenae Apcef” na loja de aplicativos disponível na Apple Store ou Play Store. Logue com seu CPF/senha do Mundo Caixa. Se não souber ou não lembrar da sua senha do Mundo Caixa, acesse www.mundocaixa.com.br e clique em “Esqueci minha senha” ou “entrar pela primeira vez”! Agora é só autenticar seus dados e confirmar. Clique em “Encontre o seu evento Fenae/Apcef” e depois “36º Conecef”.

 

Compartilhe: