O 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) foi um dos temas da live realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nesta terça-feira (30), com participação do coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

“É a primeira vez que a gente faz (o Conecef) digital. Devemos mobilizar mais de 600 empregados Caixa neste Conecef. Mais de 300 empregados estão participando dos congressos estaduais, mandando propostas para os sindicatos e organizando o congresso nacional”, informa Reis. Ele acrescenta que, pela primeira vez, o Congresso será virtual, nos dias 10 e 11 de julho.

Com o tema “A distância não nos limita”, o foco do evento será a defesa da vida, da saúde e dos direitos dos empregados. Reis destacou que o Saúde Caixa e a defesa da Caixa 100% pública são temas constantemente discutidos, pois são os que mais sofrem ataques.

O coordenadora da CEE/Caixa ressaltou os prejuízos das resoluções 33, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 33), e a 23,  da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR 23). Ambas medidas fazem reajustes a alterações no mecanismo de custeio no plano de saúde de empregados.

“A Caixa soltou um relatório (de Administração para a Gerência Nacional do Plano de Saúde) sem passar pelo Conselho de Usuários e pelo Grupo de Trabalho do Saúde Caixa. Isso é gravíssimo”, ressaltou. “Nosso plano é de autogestão e nós participamos do custeio dele. Queremos o Saúde Caixa sustentável e para todos”, afirmou Reis.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, lembrou que esta sempre foi uma reivindicação das entidades representativas dos empregados. “Nós queremos o Saúde Caixa para todos. Essa sempre foi a nossa luta. Agora estamos num governo de extrema direita que quer não só acabar com o Saúde Caixa, mas privatizar os bancos e já deixou isso muito claro”, alertou.

Além de Dionísio Reis e Juvândia Moreira, participaram da transmissão ao vivo o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga, e o Secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Contraf/CUT nas negociações com o Santander, Mario Raia.

Eixos temáticos do 36º Conecef

Eixo 1 – Defesa da Vida
– Democracia
– Empresas Públicas
– Bancos Públicos
– Defesa da Caixa 100% Pública

Eixo 2 – Saúde
– Saúde e Condições de Trabalho
– Funcef

Eixo 3 – Direitos
– Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho
– Contratações

Leia mais
Baixe o APP Viva Fenae/Apcef e fique por dentro das informações do 36º Conecef

Compartilhe: