A Promoção por Merecimento, um dos principais diferenciais na carreira dos empregados da Caixa, já que amplia as perspectivas de aumento na remuneração no próprio cargo efetivo de TBN, foi mantida pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022. Porém, a previsão do ACT de que as regras para a promoção devem ser negociadas com a representação dos empregados tem sido desrespeitada pela direção do banco.

O abuso da direção começa no atraso em iniciar a discussão. Apesar de serem cobrados pelos empregados desde abril, os representantes da direção do banco iniciaram os debates sobre as regras apenas em dezembro. Durante a discussão, mantiveram-se irredutíveis em aplicar já para o primeiro delta a controversa GDP, mesmo com o conhecido problema da curva forçada, que pode tirar a promoção de um percentual dos empregados mesmo que seu desempenho supere as expectativas fixadas pela própria empresa.

“Pelo tempo exíguo para que os empregados pudessem cumprir qualquer regra que fosse discutida, defendemos que, neste ano, fosse garantida a distribuição de um delta para cada empregado. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo atraso é exclusiva da direção da Caixa, já que desde abril cobramos que os debates iniciassem”, apontou André Sardão, dirigente da Apcef/SP e membro da Comissão Paritária que debate as regras para a promoção por mérito.

Com o impasse, o assunto foi remetido para discussão em mesa permanente, ainda sem data para ocorrer. “Os empregados não podem pagar pelo descaso da direção do banco. Se eles atrasaram a discussão, não é justo que agora, depois de o ano ter terminado, sejam definidas regras de avaliação. As pessoas precisam saber dos critérios em tempo hábil para que possam cumpri-los, o que parece óbvio, mas, aparentemente, para a gestão de Pedro Guimarães, os empregados passam longe de ser prioridade, e os acordos firmados com eles não são cumpridos”, criticou Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP. “Precisamos nos mobilizar para mudar esta realidade. Ano passado tentou-se o mesmo, e nossa organização garantiu ao menos um delta a todos os empregados elegíveis. Só unidos conseguimos resistir e manter nossos direitos”, concluiu.

Compartilhe: