O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, afirmou à revista Exame neste final de semana que o projeto de lei que propõe o fim do monopólio dos Correios sobre o serviço postal já está pronto e deverá ser enviado para assinatura de Fábio Faria, ministro das Comunicações, nesta terça, dia 13. 

Cord também apontou acreditar que a venda dos serviços postais brasileiros tem potencial de atrair mais de dez empresas e poderia render cerca de 15 bilhões de reais aos cofres públicos.

Para preparar a empresa para a venda, um novo programa de demissões incentivadas também está sendo considerado.

A revista Exame consultou dois ex-funcionários do governo familiarizados com a situação financeira da empresa que pontuaram que o preço sugerido para a privatização seria “muito otimista” por conta dos passivos trabalhistas, problemas no fundo de pensão e alta do número de funcionários. Já a Associação dos Profissionais dos Correios disse por meio de nota que o valor de mercado da empresa é muito superior, estimado em  60 bilhões de dólares e que vender por menos do que isso seria “um crime lesa-pátria”.

Há tempos os Correios vem sendo apontado como uma das primeiras estatais a serem vendidas pela gestão Bolsonaro. Junto com a Eletrobras, que também está no topo da lista. Para ambas há o desejo de uma privatização total, enquanto para empresas públicas como a Caixa e a Petrobras a estratégia é a venda em fatias, como já está ocorrendo.

Compartilhe: