A APCEF/SP esteve presente, em 4 de setembro, no lançamento da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Soberania Nacional, em Brasília. O lançamento aconteceu durante o seminário “Soberania Nacional e Popular, debate contra as privatizações. Em defesa do emprego e de nosso futuro”.

O rompimento do governo com o modelo vigente até então no país, o aprofundamento da crise econômica, o anúncio da privatização de 17 empresas estatais, a retirada de repasses para a Educação, a política criminosa em relação à Amazônia, entre outros desmandos, levou as mais diversas representações da sociedade a se juntarem para o lançamento de uma frente em defesa do Brasil.

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo decidiram unificar as ações em defesa da soberania nacional e das empresas públicas e também fazem parte da Frente em Defesa da Soberania Nacional, entre tantas outras entidades.

As empresas públicas estão posicionadas em importantes frentes, serviços, infraestrutura, energia, petróleo, etc., desempenhando uma missão fundamental no desenvolvimento do País.

Em 9 de setembro, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico, que quer privatizar todas as estatais.

Os trabalhadores dos Correios, uma das categorias ameaçadas pelos planos de privatização do governo, estão em campanha salarial. Desde julho tentam formalizar um Acordo, até mesmo com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), sem sucesso. Desde o fim de agosto, a categoria está sem Acordo Coletivo.

Além do calendário de luta (veja abaixo), também foram definidas iniciativas prioritárias, como atos pelo Brasil em defesa das estatais ameaçadas de privatização, incluindo os bancos públicos, em defesa da Amazônia e pela reestatização da Vale.

Compartilhe: