Há mais de um ano a direção da Caixa vêm anunciando que irá iniciar a venda da Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva, as famosas raspadinhas). Nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, uma reportagem no jornal Folha de S. Paulo informou que o governo fará um leilão para que ela seja administrada via concessão.

Quase metade da arrecadação da totalidade das loterias é destinada para programas sociais. Segundo o jornal, a decisão envolve os interesses do atual governo federal em retomar o plano de privatização do banco que quase ocorreu na era FHC.

Os rumores eram de que a direção da Caixa queria controlar a empresa (Lotex) para depois privatizá-la. E até o presidente Michel Temer teria se evolvido na disputa, que acabou sendo vencida por Henrique Meirelles.

Até o mês de julho a estimativa era a de que a concessão da Lotex poderia arrecadar R$ 4 bilhões, valor agora revisto para R$ 2 bilhões. O presidente do banco, Gilberto Occhi, confirmou diversas vezes que há ainda o desejo de realizar o mesmo com as áreas de seguros e cartões.

“Estamos vivendo tempos difíceis, mas esse momento demanda a participação de todos na luta contra o desmonte da Caixa que está ocorrendo neste governo”, ressaltou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, lembrando que estas concessões são um dos passos para a privatização do banco.

Compartilhe: