O papel dos bancos públicos será tema da live da Agência Servidores, com a participação do vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Marcos Saraiva. A transmissão acontece na próxima quinta-feira (08), às 10h.

O debate faz parte da série Nosso Estado, composta por oito episódios. Além da Fenae, também participam o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, deputado Zé Carlos; o presidente da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), Arthur Koblitz; o presidente Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Reinaldo Fujimoto; e o gerente de Estudos Econômicos ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, Andrej Slivnk.

A importância dos bancos públicos

Com papel fundamental para o desenvolvimento do país, os bancos públicos estão mostrando, mais uma vez, que são imprescindíveis durante crises. Com a crescimento da pandemia do covid-19, a Caixa, por exemplo, foi acionada para ajudar a economia do país e foi o único banco que assumiu o pagamento do auxílio emergencial. Mais de 67 milhões de brasileiros passaram pela Caixa em busca do benefício. Se somados às pessoas que fizeram o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial, o número chega a 100 milhões.

Mesmo sendo essenciais para o país, o governo federal ainda insiste em privatizar a Caixa. A MP 995, autoriza a venda das subsidiárias do banco público, promove uma pulverização da atuação da Caixa por meio da criação de subsidiárias de vários níveis, impossibilitando o próprio controle da atuação do banco.               

Assista ao debate pelo Youtube ou pelo Facebook da Agência Servidores

Compartilhe: