Em 50 anos de existência, a Fenae sempre atuou em parceria com outras entidades que representam empregados da Caixa e dos movimentos de luta por habitação popular e moradia. “Como presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e como arquiteta concursada da Caixa desde 2000, acompanho a atuação viva e contundente da Fenae nas questões do direito à cidade para todos, à moradia e ao saneamento, sempre em forte articulação com os movimentos populares”, afirma Eleonora Mascia.

Ela destaca a participação da entidade no âmbito do Conselho das Cidades, quando ele funcionava e definia as diretrizes para o setor. Eleonora acredita que a capilaridade da Fenae e sua força política e cooperação permitiu ainda que a entidade tenha trazido esses movimentos para luta em defesa da Caixa 100% pública. “A Fenae tem a capacidade de agregar, de liderar o processo da defesa do banco público e meu desejo é que ela continue a dar visibilidade a essa luta junto à sociedade”, afirma ela.

Para Mairton Neves, presidente da Federação das Associações de Gestores da Caixa (Fenag), a Fenae desempenha relevantes papéis e contribui com o equilíbrio, a defesa, a saúde e o bem estar dos empregados, em parceria com as entidades parceiras e da própria Caixa, há 50 anos. “Foram muitas conquistas e emoções, e por isso sou grato à Fenae pelo que ela faz no esporte, na cultura, na política, na educação e em defesa dos seus associados”, afirma ele.

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Getúlio Vargas de Moura saúda os 50 anos da Fenae pela parceria histórica pelo desenvolvimento urbano, em especial pela moradia, desde o Conselho das Cidades: “Somos aliados e parceiros da democracia, denunciando o desmonte da Caixa e conduzindo a luta para que esse banco do povo brasileiro cumpra seu papel social, e seja o banco da reforma urbana e da moradia”, afirmou.

Quem concorda com ele é o presidente da Central dos Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim: “a Fenae é uma parceira nas lutas por habitação popular desde o Estatuto das Cidades e na construção das políticas urbanas nos últimos 50 anos, inclusive na luta por avanços constitucionais, além do apoio à resistência dos movimentos populares e de ações que priorizem a população de baixa renda. Além disso é protagonista na resistência ao processo de privatização e desmonte do Estado promovido pelo governo Temer e Bolsonaro”, ressaltou.

A luta em defesa dos aposentados e pelos direitos dos empregados da Caixa foi o que destacou o presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), Edgar Bastos. “Comemorar os 50 anos de existência da Fenae, nossa parceira, é celebrar e reconhecer sua determinação e capacidade de luta na defesa dos direitos e conquistas dos empregados da Caixa e da própria Caixa e só podemos dar os parabéns pela trajetória e torcer para sigamos juntos esse caminho, por mais 50 anos pelo menos”, afirmou.

Compartilhe: