A série de audiências públicas para explicar à população os riscos do desmonte dos bancos públicos para os municípios começa nesta quinta-feira 21. A primeira cidade a receber a atividade será Embu das Artes, e há mais três programadas (veja abaixo a agenda completa).

A audiência faz parte da mobilização contra o desmonte do patrimônio público. O Banco do Brasil, por exemplo, já foi forçado a eliminar 10 mil postos de trabalho e fechar 400 agências. A Caixa Federal, por sua vez, cortou 4,7 mil vagas de emprego e quer fechar outras 5 mil. Todos esses ataques contribuem para o desmantelamento do papel social dessas empresas, uma vez que o BB é o grande responsável pelos investimentos na agricultura e, a Caixa, na habitação.

 

“É essencial a participação dos trabalhadores nas audiências públicas. A Caixa financia 70% da habitação do país e o Banco do Brasil financia 70% da alimentação que vai para a nossa mesa. Sem os bancos públicos, a nossa vida vai ficar muito mais difícil. Essas audiências públicas são para defender os bancos públicos dos ataques que eles vêm sofrendo”, explicou Dionísio Reis, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e empregado da Caixa.

Além dos debates, a defesa das empresas públicas também está nas ruas e no discurso de grandes personalidades da economia, como Antônio Correia de Lacerda, considerada a Personalidade Econômica do Ano de 2016, e Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES.

O debate começa às 19h, na Câmara Municipal (Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Parque Industrial Ramos de Freitas), e é aberto a todos os bancários. Veja como chegar e compareça!

Arte: Fabiana Tamashiro
Compartilhe: