Na manhã de quinta-feira, 6, os bancários da Caixa fizeram atos em defesa dos bancos públicos em todo país. Em São Paulo, o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Bancos Públicos foi marcado com atividades nas agências Jardim Camargo Novo e Vila Joaniza.

Em conversas com a população e entrega de carta aberta, foram feitos esclarecimentos quanto à importância do banco público em seu papel social, bem como, em sua participação no mercado financeiro.

“O lucro do banco público financia políticas de Estado, pode ser, inclusive, direcionado para o desenvolvimento social, que é bom para todos os cidadãos, bem como, na defesa de questões de interesse do país. Já o lucro do banco privado vai para os seus acionistas”, destaca a diretora da APCEF/SP Claudia Tome.

Bancos públicos estão onde os privados não quererem – Caixa e Banco do Brasil juntos possuem 37,4% das agências bancárias do país e estão presentes em municípios e regiões periféricas, locais em que os bancos privados não tem interesse de atuar.

Entretanto, de 2015 a 2017, a direção do Banco do Brasil fechou 777 agências. Já a direção da Caixa, de dezembro de 2015 a setembro de 2018, fechou 76 unidades e cortou mais de 11 mil postos de trabalho.

Compartilhe: