Os riscos que a Medida Provisória 995/2020 representa para o país e a consequente luta dos empregados da Caixa contra esta ameaça ganham cada vez mais destaque na mídia.

A revista Carta Capital publicou nesta terça-feira (1) matéria explicando o que é a MP 995 e listando todos os seus pontos em tópicos de fácil compreensão.
.
A MP foi editada no dia 7 de agosto e autoriza que o Conselho Diretor da Caixa divida o banco em subsidiárias e as venda, através da abertura de seu capital.

A edição da MP é uma clara reação à necessidade de autorização legislativa exigida pelo STF no acórdão do julgamento da ADI 5624 por conta da ação movida pela Contraf-CUT e Fenae no Supremo contra os processos de privatização e venda das empresas públicas e suas subsidiárias. Desde então o governo vem tentando acelerar o processo de privatização velada do banco. Isso porque o texto da MP tem validade de 60 dias, e pode ser prorrogada por mais 60.
.
A reportagem da Carta Capital explica se a Caixa será privatizada com a MP, quais subsidiárias podem ser vendidas, fala sobre a Caixa Seguridade, a importância das Loterias, a Caixa Cartões e o banco digital que está sendo criado para posterior venda.

 :: Para ler a matéria e compartilhar, clique aqui.

Compartilhe: