De olho nas eleições para a presidência da república, Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, declarou nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, que pretende privatizar a Caixa caso seja eleito.

A proposta veio de seus assessores, que acreditam estarmos no momento ideal para a venda do único banco 100% público devido as recentes denúncias de corrupção envolvendo vice-presidentes.

A vontade de privatizar a Caixa é antiga e não ressurge à toa, o coordenador do programa econômico da campanha de Alckmin é Persio Arida, banqueiro acionista do BTG Pactual. Arida já defendeu publicamente o fim do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Vender a Caixa será prioridade no plano de governo do tucano, mas outras empresas também estão na mira, inclusive o já parcialmente privatizado Banco do Brasil.

Alckmin é do mesmo partido de Fernando Henrique Cardoso, que quando esteve na presidência do país, foi responsável por grande parte das privatizações brasileiras. O mesmo partido também comandou a venda de empresas públicas estaduais de São Paulo como o banco Nossa Caixa (incorporado ao Banco do Brasil somente após interferência do governo Lula).

Compartilhe: