Está sendo divulgado na grande imprensa que o escolhido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para assumir a presidência da Caixa é Pedro Guimarães. No entanto, enquanto alguns veículos dizem que a escolha de Guimarães já está certa, outros dizem que ele já aceitou o convite e alguns que ele apenas estaria em uma lista de possíveis nomes.

Não há certeza sobre quem realmente será o presidente da Caixa no novo governo, assim como a maioria dos nomes que irão assumir ministérios e secretarias. Várias pessoas já foram apontadas pelos jornais e nas redes sociais como possíveis membros da gestão Bolsonaro e depois estas informações foram desmentidas pela equipe do presidente eleito.

Pedro Guimarães é economista, sócio do banco de investimentos Brasil Plural, trabalhou no BTG Pactual e é especialista em privatizações.

Sendo Guimarães o verdadeiro escolhido ou não, Bolsonaro e seus apoiadores deixaram claro suas intenções para as estatais desde a campanha eleitoral. Além do próprio Bolsonaro declarar sua intenção de privatizar a maioria das empresas estatais, seu guru e futuro “ministro da economia” Paulo Guedes também afirmou que este é um dos objetivos da sua gestão. Não à toa anunciaram a criação de uma secretaria que irá tratar exclusivamente das privatizações.  

Ou seja, não importa quem estará à frente da Caixa, do Banco do Brasil ou da Petrobras (o que só saberemos com certeza em 2019). Para o próximo governo o futuro das empresas públicas já está bem definido.

Compartilhe: