Você já ouviu falar que “comer é um dos prazeres da vida”? Grande parte das pessoas concordam, já que comer vai além do prazer, é uma necessidade, uma vez que o alimento é o combustível para o nosso organismo. Quando comemos nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer e, por esse motivo, nos sentimos bem.

Mulheres em seu período menstrual possuem alteração de humor e orgânicas e acabam se satisfazendo com alimentos ricos em açúcar, diminuindo assim a tensão, irritação e causando tranquilidade momentânea.

Mas, essas sensações vão muito além do que imaginamos e têm uma explicação científica. Neste sentido, há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Além de serem produzidos por nosso organismo, ainda podemos estimular o aumento dessa produção através dos alimentos e atitudes saudáveis. Veja:

ENDORFINA – responsável pelo estado de relaxamento tão necessário após um dia de trabalho, arrumação da casa, mercado… Conseguimos aumentar a endorfina fazendo exercícios físicos, rindo, dançando e comendo alimentos picantes, chocolate amargo e tomando um bom vinho tinto.

SEROTONINA – esse hormônio traz sensação de felicidade quando recebemos um elogio, quando realizamos, por exemplo, um bom trabalho, mudamos o corte de cabelo e, claro, o bom e velho chocolate também tem sua participação importante.

DOPAMINA – já esse é o hormônio do bem-estar, responsável por gerenciar o centro de recompensa do cérebro. Aumentamos a sua produção através de conquistas pessoais, como uma promoção no trabalho, viajar, ter uma dieta rica em proteínas e… lá está ele de novo: o nosso amado chocolate!

E, por fim, a OCITOCINA, também conhecida como “hormônio do amor”, é responsável pelo sucesso de nossos relacionamentos. Estar apaixonado, abraçar, matar a saudade de uma pessoa querida, estar com quem se ama, brincar com seu pet, comer a comida que mais gostamos. Ah, sim, já ia me esquecendo… o chocolate!

E onde você pode encontrar o “quarteto da felicidade”?

Confira algumas fontes: coco, nozes, tomate cereja, espinafre, ovos, aspargos, chocolate amargo, salmão, beterraba, banana, pimenta, laranja, mel e os pratos preferidos de nossa infância como, bolo quente e bolinho de chuva.

Atendimento nutricional – Tem interesse em um acompanhamento para uma alimentação mais saudável? Os atendimentos são presenciais ou on-line, às segundas e terças-feiras. Agende pelo (11) 94558-0253 (WhatsApp) ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

Compartilhe: