Em outubro, a Apcef/SP passou a oferecer, aos associados e dependentes, o serviço gratuito de atendimento nutricional.

Para auxiliar em uma alimentação saudável, vamos dar dicas de consumo também no site e nas redes sociais, falar dos benefícios dos alimentos, apresentar receitas diferenciadas. O segundo assunto tratado nesta série é a diferença entre margarina, creme vegetal e manteiga.

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Confira:

A referência para normas alimentares (o Codex Alimentarius) estabelece que as margarinas devem ter, no mínimo, 80% de gordura total. A forma como os produtos são identificados nas embalagens deixa os consumidores em dúvida sobre a diferença entre manteiga, margarina e creme vegetal. E uma grande questão é saber qual é a melhor opção do ponto de vista da saúde.

Primeiro, se dizia que margarina era mais saudável que manteiga. Depois, viram que as margarinas eram repletas de gordura trans, e a manteiga tornou-se a melhor opção, apesar da alta quantidade de gordura saturada e colesterol. Agora, reduziram os teores de gordura trans nas margarinas, e elas voltam a ser uma boa opção. Mas temos, ainda, o creme vegetal, mais indicado para dietas já que possui menos gordura.

Afinal, qual a diferença entre margarina, creme vegetal e manteiga?

Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). As com maiores teores de gordura são mais indicadas para uso culinário. Segunda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%, possui alto teor de gordura insaturada, baixo teor de gordura saturada, zero de colesterol.

Creme vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas. Se você quer emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão. Mas não é recomendável para uso culinário. O creme vegetal, segundo a Anvisa, tem o teor de gordura entre 42% e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas.

Manteiga – Feita de gordura de origem animal (por ser um derivado do leite), ela é rica em gordura saturada e colesterol, por isso deve ser consumida com bastante moderação. Segundo a Anvisa, a manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.

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