Durante o verão, é comum sentirmos fadiga, dores de cabeça e perda de apetite. Isso ocorre por cauda da perda de nutrientes e sais minerais por meio do suor. A melhor forma de evitar esses sintomas é ingerir bastante líquido e ter uma alimentação adequada.

Para auxiliar, confira cinco dicas essenciais:

1. BEBA ÁGUA
A primeira orientação é consumir bastante água. O ideal é beber 35 ml de água mineral para cada quilo de peso corporal durante o dia. Além disso, podemos tomar sucos naturais, água de coco, que ajudam na reposição de potássio e sódio, ou chás gelados que também contribuem para nosso metabolismo.

2. PREFIRA FRUTAS AGUADAS
Outra dica é ingerir frutas que possuam mais de 70% de sua composição de água. Melancia, melão, morango, uva, maracujá, laranja e abacaxi, por exemplo, são excelentes opções para o verão.

3. COMA VERDURAS FRESCAS
Comer muitos legumes e verduras também é uma excelente forma de combater os sintomas comuns causados pelo calor. Podemos consumir alimentos como cenoura, couve, rabanete, alface ou repolho, que são leves e nutritivos. Além disso, estão com preços mais acessíveis neste período do ano.

4. MAIS PROTEÍNA
Um detalhe que pouca gente sabe é que, em dias quentes, consumir uma boa quantidade de proteína é uma forma de manter a saciedade. Além da carne vermelha, peixe e frango, outras opções são a lentilha, grão de bico e brócolis. Esses alimentos satisfazem o nosso apetite, sejam eles proteínas animais ou vegetais. Ao montar uma salada, por exemplo, a pessoa pode incluir esses alimentos ricos em proteínas para deixar a refeição mais completa.

5. TOME CUIDADO AO COMER FORA DE CASA 
Devido ao calor, também é comum que as pessoas prefiram fazer suas refeições fora de casa. Neste caso, o cuidado deve ser mantido com a escolha de restaurantes confiáveis, em ambientes limpos e arejados. Além disso, prefira pratos com alimentos frescos e leves para que o benefício seja mais que hidratar o corpo e, sim, nutri-lo como um todo.

EXEMPLO DE CARDÁPIO 
Para os dias mais quentes, um café da manhã com iogurte com frutas frescas e, no almoço, arroz, feijão, legumes refogados e pescada assada ao molho de laranja. No lanche da tarde pode consumir frutas com aveia e, no jantar, frango grelhado acompanhado de um mix de folhas com mangas e castanha.

:: Associados podem agendar atendimento nutricional gratuito, presencial ou on-line, pelo (11) 94558-0253 ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

Compartilhe: