O Dia Mundial da Alimentação é celebrado, todos os anos, em 16 de outubro, data que, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A primeira vez que a data foi celebrada foi no ano de 1981 e, desse ano em diante, diversos temas importantes já foram debatidos nela.

Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável. Dentre eles, destacam-se:

“A comida vem primeiro”, 1981;
“Alimentação e meio ambiente”, 1989;
“A luta contra a fome e a desnutrição”, 1996;
“Lutar contra a fome para reduzir a pobreza”, 2001;
“Sistemas alimentares saudáveis”, 2013;
“Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, 2017;
“Nossas ações são nosso futuro: um mundo #fomezero para 2030 é possível”, 2018.  

Neste ano, o tema do DMA será “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”.

Este marco traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. O objetivo da comemoração é conscientizar a ação global sobre aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

Neste dia não podemos esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um todo. Temos que estar conscientes dos dois quadros nutricionais que a população se encontra e de como podemos intervir com estratégias nutricionais efetivas mais assertivas.

O real significado de “alimentação saudável”

:: Clique aqui e confira algumas dicas importantes.

A alimentação saudável consiste no cardápio ou na dieta que prioriza os grupos alimentares que fazem bem para a saúde do ser humano, sendo: frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas (insaturadas).

Ao mesmo tempo, devemos minimizar o consumo de alimentos relacionados a doenças como diabetes, hipertensão e complicações cardiovasculares. Alguns desses alimentos são: aqueles açucarados artificialmente, ricos em sódio, gorduras saturadas, frituras, carnes processadas, alimentos industrializados, refrigerantes e Fast Food.

Indo um pouco mais além, para se alimentar de uma forma saudável é importante considerar as características da pessoa, como peso, faixa etária, atividades rotineiras e problemas preexistentes. Para isso, é válido consultar um nutricionista ou um nutrólogo, profissionais especializados nessa área.

Sabendo o que é alimentação natural e a importância dela, seu organismo estará fortalecido e poderá manter sua saúde em equilíbrio, o que vai resultar em mais bem-estar e qualidade de vida.

Compartilhe: