Diz uma das lendas de Paranapiacaba que…

Um casal de turista chegou à cidade e encontrando um moço na rua, parou para pedir informação. Ele, então, ofereceu-se para guiá-los no passeio e o casal aceitou. Passaram várias horas juntos conhecendo as ruas, casas, museus e histórias daquele local. Quando, de repente, o moço desapareceu. O casal foi embora da cidade programando-se para retornar e pagar algo pelo serviço prestado. Ao retornar na semana seguinte, o casal perguntou a um popular se conhecia aquele moço, apontando para uma foto com eles. E a pessoa então respondeu: “Conheço sim, mas ele morreu há 20 anos”.

Com tantos contos, conhecimentos e cultura, o tour virtual para Paranapiacaba, no APCEF nos Passos da Cultura, na tarde de quarta-feira (9), levou mais de 60 associados e convidados para essa viagem cheia de mistérios e muitas curiosidades.

Iniciamos a caminhada com a história do Barão de Mauá (vídeo), desde a sua infância até a vida adulta, quando lança o projeto para a construção da primeira ferrovia do Brasil, que foi em sistema funicular. A vila dos operários, da empresa inglesa São Paulo Railway Co., que teve a concessão para construção e exploração da ferrovia por 90 anos, foi construída onde hoje é Paranapiacaba.

O guia turístico Olavo Medeiros levou os participantes, por meio da plataforma ZOOM e Google Earth, para um passeio muito interessante por todas as ruas do pequeno Distrito, passando pela ferrovia, a igreja, o Museu Funicular e detalhou muitas histórias curiosas do lugar.

Foi em Paranapiacaba que se construiu o primeiro campo de futebol do Brasil com medidas oficiais. Em dias que baixa forte neblina não é possível enxergar o campo todo e uma lenda conta que…

Quando o time da cidade, o Lira, recebia um adversário em dia de neblina , os jogadores combinavam para que quando a bola fosse em direção ao campo do oponente e se aproximasse do goleiro, que todos já gritassem gol, porque o juiz nem iria ver se tinha sido ou não”.

O tour virtual passou pelo Bar da Zilda, pelo café Infinito Olhar, pela The Cavern Club e pelo mercado, que são alguns pontos de gastronomia em Paranapiacaba, que tem por tradição receitas com a fruta cambuci.

:: Clique aqui e veja mais fotos do passeio.

Alguns associados que participaram do tour já conheciam a vila, como a associada Ivone Verzolla. “Já fui em Paranapiacaba e posso assegurar que no tour virtual com o Olavo foi bem melhor para conhecer toda a história. Obrigada Apcef/SP pela tarde tão agradável”

“Foi um passeio enriquecedor e descontraído para alegrar nossos dias nesse período tão difícil que estamos passando”, afirma Lúcia Erchi, convidada da associada Maria Tereza.

O diretor-presidente da Apcef/SP Kardec Bezerra esteve no passeio e fez uma saudação a todos e a diretora de Aposentados, Elza Vergopolem fechou o evento agradecendo a participação: “Obrigada a todos pela participação neste nosso encontro virtual e que nós possamos nos fortalecer e nos sintonizar cada vez mais, que em breve vamos nos encontrar!”

:: O próximo tour virtual será para o Centro Velho de São Paulo, no sábado, dia 26. Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe: