A Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) realizou, nos dias 27 e 28 de maio, o 22º Congresso Nacional da Anapar, com o tema “Previdência Complementar e a Retomada do Crescimento Nacional”.

Os dirigentes da Apcef/SP Edvaldo Rodrigues da Silva e Valter San Martin participaram do evento on-line. “Foi um evento muito especial este ano, já que a entidade completa 20 anos em defesa dos participantes dos fundos de pensão”, contou Edvaldo.

O Congresso da Anapar deste ano contou com um convidado internacional e nomes de peso do cenário brasileiro, para discutir os rumos da previdência complementar no cenário mundial e nacional e, também, a saúde suplementar.

“Neste ano tivemos a participação de um representante da Holanda, que veio abrilhantar ainda mais nosso Congresso, além de nos dar uma visão da previdência complementar fora de nosso país”, lembrou Valter San Martin.

Xander den Uyl, integrante do fundo de pensão holandês ABP voltado para funcionários públicos, que reúne 2,9 milhões de participantes e beneficiários, com 3,9 mil empregados e patrimônio de 505 bilhões de euros, participou do primeiro debate do Congresso. Ele falou da preocupação ambiental e de direitos humanos nos investimentos, e a pressão dos participantes do fundo em relação ao isso, citando como exemplo que não há mais interesse em investimentos em energia fóssil e uma grande preocupação com a Amazon, em função de denúncias trabalhistas.

:: Para conhecer a Anapar e saber mais sobre o Congresso, acesse www.anapar.com.br.

Compartilhe: