A terça-feira (9/3) foi marcada por um momento de reflexão, promovido pela Apcef/SP, do papel da mulher da Caixa na sociedade e da importância do autocuidado em um momento tão atípico como o que vivemos atualmente.

Com o tema “Reinvente a vida com um novo olhar”, o Apcef de Portas Abertas comemorou o Dia Internacional da Mulher e proporcionou às participantes momentos de interação e inspiração. O encontro virtual teve início com uma aula de alongamento preparada pelo Departamento de Esportes da Apcef/SP. Em seguida, o biomédico Jeferson Dessontti conversou com as associadas sobre cuidados com a pele madura e a especialista em medicina comportamental, Evânia Maria Vieira, falou sobre a importância do autocuidado na prevenção da dor crônica.

Também participaram do encontro os dirigentes da Apcef/SP Kardec de Jesus Bezerra, Nancy Alves dos Santos Soares e Inez Galardinovic. “O papel da mulher ficou ainda mais evidente durante a pandemia e mostrou o quanto a sociedade brasileira ainda precisa evoluir em questões de igualdade de gênero, desenvolvimento social e respeito à mulher”, lembrou Nancy Alves. “Não esqueça que estamos em isolamento físico, não social. É muito importante participar de momentos como este proporcionados pela Apcef/SP. Estar aqui é uma forma de nos reinventar, de mudar a realidade, de nos ajudar a enfrentar essa triste realidade”, reforçou Inez Galardinovic.

Alongamento – A primeira atividade do Portas Abertas foi uma aula de alongamento preparada pelo Departamento de Esportes da Apcef/SP. “Principalmente nesta época que ficamos muito tempo sentados, em casa, é muito importante se alongar, praticar exercícios”, explicou o professor Lucas.

:: Em continuidade à atividade, a Apcef/SP publica nas redes sociais, durante toda esta semana, videoaulas de exercícios físicos. Confira no Facebook da Apcef (http://bit.ly/3eqHlew) ou no IGTV do Instagram (http://bit.ly/2PLU9lr)

Cuidados com a pele madura – Em seguida, o Dr. Jeferson – biomédico pós-graduado em patologia clínica, saúde e estética (atua há 10 anos no ramo) e proprietário da Clínica Doutores da Estética -, falou sobre os cuidados diários com a pele, desde a limpeza ao acordar até a retirada da maquiagem antes de dormir e a importância de usar constantemente protetor solar. “Quanto antes a gente começar a cuidar da pele melhor. O importante é envelhecer bem, gostando daquilo que vemos no espelho”, comentou.

:: A Apcef/SP possui convênio com a Clínica Doutores da Estética, que oferece descontos de até 30% nos procedimentos. Clique aqui para conferir.

O autocuidado como prevenção da dor crônica – Por fim, Evânia Maria – formada em fisiopatologia e terapêutica da dor – ressaltou a importância das pessoas maduras se cuidarem. “A dor é biologicamente protetora, sinal de que algo não vai bem. Mas ela não pode atrapalhar nosso sono, atrapalhar nossa vida social. É falsa a ideia de que a pessoa, quando envelhece, precisa conviver com a dor. É preciso buscar ajuda, se cuidar”, explicou.

Evânia reforçou a importância do autocuidado nesta época de pandemia: fazer exercícios físicos, ouvir música, se cuidar, ter uma vida social, mesmo que virtual, dar importância às emoções, é fundamental para uma vida saudável.

“Cuide-se, quero ver todas com muita saúde para aproveitar as coisas boas da vida”, finalizou Evânia.

:: Clique aqui para ver fotos do evento.

Compartilhe: