A parceria da Fenae e Moradia e Cidadania prevê ações de melhoria de qualidade de vida por meio de projetos que envolvam atividades esportivas, culturais, de educação complementar para crianças e jovens, utilizando o potencial social existentes nas sedes sociais das Apcefs; capacitação para geração de renda que envolvam o conceito de economia solidária, de educação ambiental, dentre outros. 
 
O projeto Horta Escola, desenvolvido nas dependências da Escola Pedro de Camargo, é uma dessas iniciativas que possibilitam a convergência de atividades cooperativas e colaborativas de vários parceiros em prol de uma formação escolar, alimentar e ambiental integradas. As ações são realizadas em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).   

Os alunos do ensino fundamental da escola Pedro de Camargo ajudam a plantar e a colher o que for produzido pela horta. O excedente é distribuído para comunidades carentes. As atividades realizadas incluem o plantio e o cultivo de hortaliças, além de ações sobre educação nutricional e ambiental.  

No projeto Horta Escola a metodologia adotada é a do planejamento participativo. Assim, em situações de vulnerabilidade social, a Federação colabora para promover impactos de transformação com o menor recurso financeiro e para fortalecer a atuação da associação goiana e da Coordenação Regional da ONG em Goiás.   

Os beneficiários diretos são 220 alunos da escola Pedro de Camargo e 40 famílias de comunidades em fragilidades sociais de Goiânia, mantidas em sua maioria por mulheres. Na totalidade, estima-se beneficiar 420 pessoas de baixa renda, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Outro propósito é incentivar a relação entre a escola e a comunidade do entorno, garantindo que a produção seja destinada para o consumo, segurança alimentar e qualidade de vida a quem precisa.

“O empregado da Caixa é solidário, conhece as dificuldades das famílias de baixa renda e se dispõe a oferecer estruturas para a realização de projetos sociais, que vão gerar oportunidades para as famílias de comunidades do entorno dos clubes das Apcefs. Ações como essa possibilitam a prática do saber e do fazer coletivos”, declara Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Takemoto recorda que faz parte da missão e da trajetória da Fenae levar a promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e também da população. “A parceria entre entidades do movimento associativo, portanto, fortalece o compromisso da Fenae, da Apcef/GO e da ONG Moradia e Cidadania com a mobilização por uma sociedade mais justa e inclusiva”, reitera.

Kits para distribuição
kits prontos.jpg


Essa opinião é compartilhada por João Fortunato, presidente em exercício da Apcef/GO. Segundo ele, as ações do projeto Horta Escola funcionam como dispositivo desencadeador de atividades didático-pedagógicas integradas, ajudando no aprendizado escolar. “Através da experiência de plantar, cuidar, colher e comer um alimento natural, saudável e orgânico, estudantes e comunidades carentes vivenciam e constroem diversos conhecimentos, como desenvolvimento sustentável, cuidados com o meio ambiente, alimentação saudável e tantas outras questões”, conclui.

Para João Batista Cascalho, coordenador regional da ONG Moradia e Cidadania em Goiás, a importância desse esforço coletivo está no fato de juntar entidades da Família Caixa e sociedade civil para atender algumas famílias carentes que foram impactadas pela pandemia. “A Coordenação Goiás da Moradia e Cidadania está satisfeita com a parceria firmada com a Fenae e a Apcef/GO, que sempre estão atuando coletivamente na defesa dos direitos e incentivando práticas de responsabilidade social, com base nos direitos humanos, na equidade, na solidariedade e na proteção ambiental”, acrescenta. 

O coordenador goiano da ONG Moradia e Cidadania afirma ainda que o consumo de hortaliças na alimentação, quando produzidas na escola ou a domicílio, se transformam em alimentos saudáveis, higiênicos, saborosos e oportunizam grande economia no orçamento doméstico, enriquecendo a merenda escolar com nutrientes que não estão presentes em outros tipos de alimentos. E diz com convicção: “A tarefa de cultivar essas hortaliças proporciona participação coletiva dos alunos e confiança nas suas próprias capacidades e sensibilidades na preservação e respeito ao meio ambiente”.

Seja como for, é certo que o resultado do projeto Horta Escola será estudantes mais conscientes e com tendência de levar para a vida ensinamentos ecológicos, ampliando a necessidade de uma mudança de postura da sociedade com relação à natureza.       

Tal como ocorre com o projeto Horta Escola, a Fenae e a ONG Moradia e Cidadania estão unidas no propósito de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Iniciativas como a da Apcef/GO também estão sendo adotadas no Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Educação e segurança alimentar são alguns dos focos dessas ações, adequadas à realidade local, que contam com o envolvimento direto das Apcefs e das coordenações estaduais da ONG.

 

Desenvolvimento das hortaliças
desenvolvimento_horta.jpg
Compartilhe: